“O Presidente Jacques Chirac faleceu esta manhã entre os seus. Pacificamente”, revelou o genro Frédéric Salat-Baroux à Agência France Presse.
Jacques Chirac nasceu em Paris, a 29 de novembro de 1932. Foi Presidente da República de França durante dois mandatos, entre 1995 e 2007, depois de ter assumido funções de primeiro-ministro durante dois períodos (1974-76 e 1986-88) e a Perfeitura de Paris, além de ter sido deputado e ministro.
Foram mais de quatro décadas na política francesa. Conquistou o poder, perdeu-o e voltou a ganhá-lo. Em 2002, quando foi reeleito Presidente, conseguiu um resultado histórico de 82,21% frente a Jean Marie Le Pen.
Uma das suas maiores reformas políticas foi cortar o mandato presidencial de sete para cinco anos. Foi pela mão de Chirac que a França aderiu à moeda única europeia, o Euro. Em 2003 esteve contra a invasão do Iraque, liderada pelos Estados Unidos.
Esta manhã, a Assembleia Nacional prestou-lhe homenagem, num minuto de silêncio.
"Je vous demande de bien vouloir observer une minute de silence en hommage à la mémoire de Jacques Chirac"@RichardFerrand et les députés interrompent quelques minutes leurs travaux sur la bioéthique en hommage à l'ancien président de la République, mort ce matin#DirectAN
Em 15 de dezembro de 2011, o ex-Presidente da República é condenado por peculato e quebra de confiança pelo Tribunal Penal de Paris no caso de empregos fictícios na cidade de Paris, no momento em que foi presidente da Câmara da capital.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.