quarta-feira, 31 de julho de 2019

Caso Cipriano


Há ainda pessoas que não compreendem que o jogo político mudou drasticamente com a entrada em cena do Sol Maior? Ainda há pessoas a pensarem que o Partido tem problemas, só porque um dirigente do partido está claramente a violar as regras de jogo, que ele ontem defendeu e contribuiu em fazer respeitar, levando a expulsão dos dissidentes na IX legislatura?

Guineenses, quando há regras e princípios numa organizacão não podemos estar a perder tempo com distrações. Não é crime nenhum Cipriano ser candidato às primárias no PAIGC. Hoje existe até possibilidade de uma pessoa que não é militante concorrer. Partido tem os seus mecanismos internos para determinar candidato e todo o mundo sabe disso.

O caso Cipriano é um não caso. Não há nada e nem ninguém que possa efetar o partido só porque as suas pretensões não foram atendidas pelos órgãos do partido. Hoje ninguém está acima daquele partido e tem que haver tolerancia zero as tendencias de prejudicar o partido por ego e caprichos pessoais. 

Argumentos do Cipriano:

Tenho acordo com DSP (em 2013). Dei vida pelo partido (na ANP). Vou garantir a estabilidade... 
- Mas o Cipriano não sabe que para ser candidato do PAIGC é necessário primárias?
- Quem colocou Cipriano na presidência da ANP, sendo 2 figura do país durante 5 anos, não é o partido?
- Deu vida pelo partido mais que o DSP?
- Tem condição de garantir a estabilidade mais que o DSP?

Oh Cipriano! Se não fosse a sua obsessão doentia, deveria ser humilde e dizer ao DSP, enquanto teu presidente de partido que foi impedido de ser PM, para avançar às presidenciais. 

Todo o mundo sabe que se o Cipriano for candidato, o PAIGC vai perder as eleições. Nós, para já, votaremos contra ele, porque não está na altura.

Cipriano deve saber duas coisas:

1. Vai perder as primárias (isso ele já sabe, pois é o motivo das falsas lágrimas). Se avançar como independente vai perder e será sancionado no partido pela violação estatutária;

2. Se ele tentar inviabilizar o governo no parlamento, o PR eleito, que será com certeza absoluta o Sol Maior, tem prerrogativas constitucionais de dissolver ANP e convocar novas eleições.

Cipriano está na eminência de sair da segunda figura do país para "zero nada". Toda a honra e Glória alcançada será em vão, por causa da ambição desmedida.

Como é possível ter ambição até nesse ponto? E se outros candidatos às primárias também começassem a criar problemas, como estaria aquele partido?

Matchu ruma bu mbuludju.
Dia 24 lá na Presidência cu bu na djanta.

Texto escrito por Politologo Joao Balde Nhaga
Mestre em Ciencias Politicas
Australia, 31 de Julho de 2019

Obs.: Se DSP i bu Presidente partilha por favor

Fonte: Movimento DSP Sol Maior

2 comentários:

  1. Mais que ninguém O DSP tem 80% de chance de ser eleito Presidente da Republica sobre todos aqueles que se atreverem a apresentar as suas candidaturas, disso maioria das pessoas sabe. Viva Domingos Simões Pereira, Presidente da Republica da Guiné-Bissau e com toda a honra e prestigio.

    ResponderEliminar

    ResponderEliminar