Cipriano Cassamá, deputado eleito na lista do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) pelo círculo eleitoral n° 10 (Safim e Prábis, região de Biombo), foi reeleito no início da noite desta quinta-feira, 18 de abril de 2019, para o cargo do Presidente da Assembleia Nacional Popular. Cassamá foi eleito com 96 votos a favor, 03 (três) contra e 01 (uma) abstenção, num universo de 100 votantes.
Estiveram presentes nesta sessão parlamentar que marca o início da X Legislatura 101 deputados, mas apenas votaram 100 deputados. O deputado Soares Sambú, eleito na lista do MADEM-G 15, foi o único ausente nesta sessão parlamentar, por motivos de doença, segundo informações apuradas junto da sua bancada parlamentar.
O cargo do presidente do Parlamento, de acordo com o regimento do Parlamento guineense, pertence ao partido vencedor das eleições, razão pela qual Cassamá foi o único candidato ao cargo.
A Comissão Eleitoral constituída para o efeito adotou três modelos de boletins do voto, com “SIM OU NÃO”, dos quais os deputados escolheram um para colocar na urna. Salienta-se que depois da votação para escolha do Presidente da Assembleia Nacional Popular, seguir-se-á para a escolha dos primeiro e segundo vice-presidentes, respetivamente.
Por: Assana Sambú
OdemocrataGB
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.