quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Dois peritos eleitorais da CEDEAO estão em Bissau para auditar o sistema informático do Gtape, anuncia o governo,


Um de Benim e outro de Costa de Marfim, Dois ténicos superiores do sistema Informático, e especialistas em materias eleitorais chegaram à Bissau, sob auspícios da CEDEAO, organização sub-regional responsável pela gestão da crise guineense.

As Nações Unidas, União Africana, União Europeia e a Cplp, acompanham a CEDEAO nos trabalhos de resolução da crise, tendo disponibilizado meios logisticos e financeiros para suportar o processo eleitoral.

A Comunidade Internacional suporta ainda a permanência das forças de Ecomib, instaladas na Guiné, depois dos acontecimentos com a Missão Angolana, em 2012, onde um golpe militar derrubaria Carlos Gomes Junior já na segunda volta das presidenciais.

Entretanto, chega à Bissau amanhã uma missão ministerial da CEDEAO, para se inteirar do andamento do recenseamento eleitoral já paralisado por ordens do Ministério Público que já veio refutar a ordem.

A Procuradoria geral da República assegura ter ordenado apenas a suspensão dos trabalhos no Servidor Principal, no âmbito dos inquéritos por denúncias de alegadas irregularidades no recenseamento, feitas pelos partidos políticos.

A Missão de Alto Nível da CEDEAO chega ao país no dia em que o Presidente da República convoca todos os partidos, incuíndo o Primeiro-ministro e a equipa do Gtape para uma reunião no palácio da República.

Tudo isso acontece numa altura em que a Missão timorense de Apoio ao Processo de Recenseamento Eleitoral regressa à Dili, após a condecoração com DIPLOMA DE RECONHECIMENTO.

Também os técnicos nigerianos já regressaram à Nigéria. Missão da empresa nigeriana fornecedora dos kits do recenseamento e o software esteve em Bissau com conhecimento do Presidente da República e do Primeiro-ministro, mas foi impedida de trabalhar.

Os nigerianos foram expulsos das instalações do Gtape e no dia seguinte foram barrados a entrada.

Aliu Cande

1 comentário:

  1. Afinal os aventureiros nigerianos eram o que ? Contratados de paigc para fazer fraude ????

    ResponderEliminar