terça-feira, 16 de outubro de 2018

EXECUTIVO GUINEENSE REALÇA O TRABALHO DO GTAPE NO RECENSEAMENTO ELEITORAL


O executivo da Guiné-Bissau felicitou, esta terça-feira (16.10), os membros do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) e das Brigadas de Recenseamento espalhadas pelo país pelos esforços que vêm desenvolvendo para o registo dos eleitores, não obstante as dificuldades decorrentes da insuficiência dos kits.

O executivo encoraja as entidades referidas l(GTAPE e Brigadas de Recenseamento) a prosseguirem com o registo de eleitores, procurando aperfeiçoar, cada vez mais, a metodologia de trabalho e o espírito de serviço, em ordem ao atendimento condigno dos cidadãos eleitores, em estrita observância do período fixado na lei, refere, em comunicado divulgado à imprensa, o Conselho de Ministros.

No comunicado que a Radio Jovem teve acesso, o coletivo governamental apela as populações no sentido de prestarem a sua contribuição patriótica para o sucesso do recenseamento eleitoral para o bem da democracia guineense e apela a afirmação do Estado Democrático na Guiné-Bissau, assinalando com toda a objetividade os eventuais atropelos a lei e apresentando as devidas provas.

“Instruir o ministro do Interior, Mutaro Djaló, no sentido de tomar todas as disposições legais em relação as tentativas já registadas ou as que, eventualmente, se venham a registar, podendo defraudar ou perturbar o normal desenrolar do processo do recenseamento eleitoral, nos termos previstas na lei”, lê-se ainda no comunicado.

O comunicado que saiu da reunião extraordinária desta terça-feira, com propósito de analisar o processo do recenseamento eleitoral em curso no país, acrescenta também que o governo vai submeter ao Chefe de Estado, José Mário Vaz, uma informação detalhada sobre o andamento do processo do recenseamento eleitoral.

Por fim, a nota refere que o governo vai indigitar, por despacho do primeiro-ministro, Aristides Gomes, os membros do executivo para apoiarem o processo do registo de eleitores a nível das regiões e dos sectores administrativos do país.

De recordar que o processo eleitoral em curso na Guiné-Bissau tem provocado fortes críticas dos partidos sem assento parlamentar e da sociedade civil, que tem pedido que as legislativas sejam adiadas.

Em causa está, essencialmente, o recenseamento eleitoral que não decorreu entre 23 de agosto e 23 de setembro, como previsto, devido a atrasos na chegada dos equipamentos para recenseamento biométrico.

A Nigéria acabou por se disponibilizar para doar 350 'kits' de registo biométrico, mas apenas 150 chegaram ao país, devendo os restantes ser recebidos no sábado, dia em que termina o atual recenseamento.

O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral está a fazer o registo de eleitores em todo o território nacional e diáspora com apenas 150 'kits'.

O recenseamento começou a 20 de setembro e deve terminar sábado e até segunda-feira estavam registados cerca de 200 mil eleitores.

A previsão da Comissão Nacional de Eleições aponta para cerca de 900 mil eleitores no país.

Por: Redação da RJ

Sem comentários:

Enviar um comentário