sexta-feira, 12 de outubro de 2018

GOVERNO GUINEENSE ASSINA ACORDO DE FORNECIMENTO DA ENERGIA COM EMPRESA TURCA

O governo da Guiné-Bissau assinou ontem, 11 de Outubro 2018, um contrato de fornecimento da energia elétrica para a cidade Bissau com uma empresa turca, “KARPOWERSHIP COMPANY LIMITED”. O acordo resultou de uma consulta feita a diferentes empresas que operam neste setor.

Válido  por um período de cinco anos renováveis, o acordo já está em vigor, devendo, entretanto, começar a produção em finais de dezembro deste ano (2018) ou início de janeiro de 2019, conforme avançou um dos responsáveis da EAGB, empresa que fornece a eletricidade e água à cidade Bissau.

O fornecimento será a partir de um barco flutuante no mar e a produção total será de 30 Megawatts (MW), mas nesta primeira fase, a KARPOWERSHIP prevê produzir 18 MW, contra os atuais 15 megas produzidos pela EAGB à Cidade de Bissau. A produção segundo o nosso informante, vai permitir a EAGB passar a usar o FUEL e reduzir os custos, poupando um milhão de dólares por ano a esta empresa (EAGB).

Depois da assinatura do contrato, chefe de governo, Aristides Gomes, que também exerce cumulativamente as funções do ministro da Economia e Finanças, realça três progressos conseguidos pelo país do domínio de fornecimento da energia, nomeadamente, na produção, preço de consumo para a população e uma “pequena revolução” na captação de novos investimentos. Neste sentido, defende que é preciso que o país  seja atrativo aos investidores.

Por sua vez, Patrick O’driscul, diretor comercial da empresa, expressa com satisfação o acordo firmado com as autoridades de Bissau, o que pode proporcionar, nas mesas condições, à Guiné-Bissau aquilo que a sua empresa já está a fazer em termos de atividades na Serra-Leoa, Gâmbia, Gana, Moçambique, Líbano, e noutros países. A Karpowership é membro do Karadeniz Energy Group, em Istambul, na Turquia, pioneiro em projetos de energia inovadora nos últimos 20 anos. 

Por: Filomeno Sambú

OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário