O ovo está repleto de proteína, mas afinal quantos deve comer por dia? E qual é a melhor forma de ingerir este alimento?
A proteína é um nutriente fundamental em qualquer dieta, já que o componente está presente em todas as células que integram o corpo humano. A saber, as unhas e o cabelo são em grande parte compostas por proteína e o organismo usa ainda essa substância para construir músculo e para reparar os tecidos.
As principais fontes de proteína incluem carnes magras, tais como o frango ou o peru, mas existem outras variedades apropriadas para vegetarianos ou vegans, nomeadamente feijão ou tofu.
Os ovos são outra fonte ótima de proteína, sendo ainda um alimento fácil de incorporar nas refeições do quotidiano.
Quanta proteína existe num ovo?
Em média, um ovo contém entre seis a sete gramas de proteína, de acordo com a publicação de saúde healthline.com.
A maioria dos indivíduos tende a acreditar que a proteína encontra-se apenas na clara do ovo, mas a gema contém cerca de metade daquele nutriente.
Os especialistas recomendam o consumo do ovo por inteiro – de forma a que o organismo beneficie de todas as suas qualidades.
Afinal, quantos ovos devo comer por dia?
O sistema nacional de saúde britânico (NHS) afirma que não há um limite recomendado para a quantidade de ovos que se deve ingerir por dia.
Já a publicação Healthline.com declara “em média os indivíduos devem comer diariamente até três”.
O ovo está ainda repleto de vitamina D, A, B2, B12, de folato e de iodo.
Devo comer os ovos crus ou cozinhados?
Atualmente, alguns especialistas na área da saúde sugerem que os ovos se devem ingerir crus. Todavia, um estudo recente, publicado no periódico National Library of Medicine, apurou que o organismo absorve 90% da proteína presente nos ovos cozinhados, comparativamente a apenas 50% dos que são consumidos crus.
Mais ainda, ingerir ovos crus aumenta o risco de incidência de intoxicações alimentares.
NAOM
Sem comentários:
Enviar um comentário