segunda-feira, 23 de julho de 2018

Marcado recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau

Sede da Comissão Nacional de Eleições, na cidade de Bissau.
Liliana Henriques

O executivo guineense estabeleceu que o recenseamento eleitoral com vista à realização das legislativas de 18 de Novembro deve decorrer de 23 de Agosto a 23 de Setembro, o governo tendo paralelamente reafirmado a sua determinação em organizar o pleito na data prevista.

No último recenseamento eleitoral, aquando das presidenciais e legislativas de 2014, foram registados 775.805 eleitores sendo que, este ano, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) estima que poderão ser registados cerca de um milhão de novos eleitores.

De acordo com o executivo, resta comunicar os locais e horários do processo, o conselho de ministros tendo desde já optado por um registo biométrico e cartões eleitorais laminados em vez dos habituais cartões em plástico PVC.

De referir que esta nova etapa rumo às eleições surge poucos dias depois de o Presidente José Mário Vaz ter solicitado o apoio dos parceiros lusófonos no âmbito da Cimeira da CPLP realizada em Cabo Verde na semana passada. A este apelo para completar o orçamento das eleições com 3,5 milhões de Dólares, vários países responderam com a garantia do seu apoio, nomeadamente Angola e Portugal.

Por RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário