Sede da Comissão Nacional de Eleições, na cidade de Bissau.
Liliana Henriques
O executivo guineense estabeleceu que o recenseamento eleitoral com vista à realização das legislativas de 18 de Novembro deve decorrer de 23 de Agosto a 23 de Setembro, o governo tendo paralelamente reafirmado a sua determinação em organizar o pleito na data prevista.
No último recenseamento eleitoral, aquando das presidenciais e legislativas de 2014, foram registados 775.805 eleitores sendo que, este ano, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) estima que poderão ser registados cerca de um milhão de novos eleitores.
De acordo com o executivo, resta comunicar os locais e horários do processo, o conselho de ministros tendo desde já optado por um registo biométrico e cartões eleitorais laminados em vez dos habituais cartões em plástico PVC.
De referir que esta nova etapa rumo às eleições surge poucos dias depois de o Presidente José Mário Vaz ter solicitado o apoio dos parceiros lusófonos no âmbito da Cimeira da CPLP realizada em Cabo Verde na semana passada. A este apelo para completar o orçamento das eleições com 3,5 milhões de Dólares, vários países responderam com a garantia do seu apoio, nomeadamente Angola e Portugal.
Por RFI
Sem comentários:
Enviar um comentário