terça-feira, 3 de abril de 2018
MARINHEIROS GUINEENSES DESAPARECEM NO MAR
Quatro (04) marítimos guineenses do Serviço Nacional de Controlo e Fiscalização de Actividades de Pesca (FISCAP) estão desaparecidos supostamente detidos pelas autoridades marítimas de Guine Conacri
O incidente teria acontecido durante uma operação ocorrida, na madrugada desta terça-feira (03), na zona de rio Cacine, onde foi desmantelada a rede de pesca ilegal de 16 canoas estrangeiras que estavam a pescar ilegalmente nas águas do país.
De a cordo com a informação avançada à Radio Sol Mansi (RSM), o desaparecimento e a suposta detenção dos agentes da fiscalização nacional pelas autoridades da Guiné-Conacri teria acontecido no processo de resguardo das respectivas canoas.
“Durante o percurso os guineenses de Conacri conseguiram escapar a bordo, levando, para águas territoriais de Conacri, 4 agentes que estavam na escolta”, avança a mesma fonte contactada pela RSM.
A fonte revela ainda que das 16 canoas, a FISCAP apenas conseguiu deter uma delas juntamente com 9 pescadores que “neste momento estão detidos na capitania de porto de Cacine”.
Esta não é a primeira vez que as autoridades da Guiné-Conacri detêm os agentes da fiscalização marítima guineense, da última vez em 2010 e 2011 os agentes detidos passaram quase um mês em Conacri e foram libertados depois de uma séria negociação.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amade Djuf Djalo
radiosolmansi
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.