sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Guiné-Bissau: Cadogo fora do Congresso do PAIGC


Definitivamente está confirmado que o nome de Carlos Gomes Júnior não constará na lista dos 1261 delegados ao nono congresso do PAIGC que arranca na próxima terça-feira em Bissau, pelo menos foi o que determinou a reunião do Comité Central do histórico partido guineense.

O antigo líder do PAIGC e ex-primeiro-ministro pediu que lhe fosse permitido participar no conclave enquanto delegado, mas o pedido não foi aceite. 

Fontes do PAIGC disseram à RFI que Carlos Gomes Júnior, que regressou a Lisboa na quinta-feira, poderá participar no congresso, se quiser, mas apenas enquanto convidado, estatuto que não lhe vai permitir votar ou ser eleito.

Entretanto, na sede do PAIGC, em Bissau, a azáfama tem sido enorme estes dias com centenas de militantes a afluírem ao local para esclarecer a confusão com os nomes que não aparecem ou que estão mal escritos no banco de dados. 

É que o PAIGC quer tudo limpo, antes do dia 30, uma vez que quem não estiver devidamente credenciado não terá acesso à sala do congresso. O partido diz que vai emitir cartões biométricos aos delegados e convidados. 

Convidados estrangeiros estes já confirmaram que vão estar no congresso. São casos dos partidos PCP e PSD de Portugal, PAICV de Cabo Verde, MPLA de Angola, Frelimo de Moçambique e MLSTP-PSD de São Tomé e Principe. 

Tambem estão confirmadas as presenças de partidos do Benim, Africa do Sul, Zâmbia e Sérvia, bem como a Frente Polissário da Republica Saharui e a Internacional Socialista.

RFI

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.