quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

CEDEAO envia peritos para acompanhar processo e auditoria do ficheiro eleitoral na Guiné-Bissau


A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) a partir desta quarta-feira, 05 de Dezembro, tem dois peritos a trabalhar distintamente na operação do processo eleitoral em curso no país, assim como nos trabalhos de auditoria do ficheiro eleitoral. Informou a CEDEAO em carta enviada ao primeiro-ministro Aristides Gomes, datada de 01 de Dezembro, que a e-Global consultou.

De acordo com a mesma nota, a missão de um dos especialistas consiste no apoio técnico às eleições legislativas na Guiné-Bissau, acompanhando a equipa técnica nacional no trabalho de preparação e boa execução de todo o processo, cuja data das eleições ainda não foi marcada.

O segundo perito estará focalizado em assegurar maior fiabilidade do processo de recenseamento e do próprio ficheiro eleitoral, permitindo eventuais correcções e reforçar o clima de confiança entre as partes concorrentes no processo.

O documento assinado pelo Presidente da Comissão da CEDEAO Jean-Claude Kassi Brou foi também transmitido ao Presidente da República José Mário Vaz, Presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Representante do Presidente do Presidente da Guiné Conakry, Representante Especial da CEADEAO na Guiné-Bissau, Presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) Domingos Simões Pereira e o Presidente do Partido da Renovação Social (PRS) Alberto Nambeia.

Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário