sábado, 1 de setembro de 2018

ONU - Aristides Gomes na ONU: “Guiné-Bissau não é irremediável”

A Guiné-Bissau não é irremediável, podemos mudar o curso das coisas, prometeu no dia 30 de Agosto, Primeiro-ministro guineense no Conselho Segurança das nações unidas, em Nova Iorque.

Gomes discursou no Conselho de Segurança (CS), no âmbito do que é descrito como o seu esforço para garantir o apoio de parceiro internacionais para a realização das eleições de 18 de Novembro próximo, cujo calendário pode estar comprometido.

Chefe do executivo guineense que falava perante o CS, reafirmou o interesse que o seu governo tem nas eleições que nas suas palavras serão um importante passo para a estabilização do país.

Salientou ainda que, com eleições livres e credíveis, Guiné-Bissau voltará a estabilidade e será capaz de construir a paz. Democracia, justiça social e respeito pelos direitos humanos.

Garantiu por outro lado que será possível reconstruir as instituições e caminhar para um futuro de esperança e prosperidade.

Na reunião representante dos membros do CS destacaram a importância de eleições em ambiente pacífico naquele país.

O representante especial do secretário-geral da ONU naquele Viegas Filho, disse que, aos participantes que as autoridades políticos guineenses têm manifestado preocupação com a realização das eleições.

Filho pediu apoio internacional para votação, disse que, agora a sua realização parece mais provável do que há algumas semanas.

Para o diplomata, a estabilidade a longo prazo da Guiné-Bissau, depende de umas eleições bem-sucedidas, disse.

Na reunião, CS debateu o relatório do secretário-geral sobre o país,” António Guterres disse que, permanecer preocupados com a situação na GB apesar de progressos encorajadores alcançados no início deste ano para uma solução do impasse político e institucional de longa data”.

Gueterres manifestou esta opinião num relatório de 17 páginas sobre a situação na GB, que vai ser discutido no conselho de segurança da ONU.

Noémia Gomes da Silva

Rádio Nossa: 31-08-18/ In Voz de América

Sem comentários:

Enviar um comentário