segunda-feira, 2 de julho de 2018

ÁFRICA INAUGURA NOVA ERA COM ZONA DE LIVRE TROCA COMERCIAL: considera director da CEA


O director da Comissão Económica das Nações Unidas para África Ocidental considerou que o continente africano inaugurou uma nova era com o lançamento oficial da zona de livre troca continental, (ZLECA).

Dimitri Sanga fez as declarações na abertura da 21ª sessão do comité intergovernamental dos especialistas da África Ocidental que decorreu em Cotonou, Benin nos dias 25 ao 29 de Junho.

“ Quarenta e quatro países já assinaram o acordo da ZLECA e como sabem, a África Ocidental tem no seu seio os primeiros produtores africanos do petróleo, algodão, cacau, bauxite e diamantes. Portanto, com estas listas de oportunidade de se investir precisamos acelerar taxas de transformação e de industrialização para gerar mais valor acrescentado, mais emprego e consequentemente tornar nosso crescimento mais inclusivo e resiliente”, explica Sanga.

Por outro lado, Sanga sublinhou que a presente sessão “ nos oferece a oportunidade de vos dar a conta dos trabalhos e examinar os relatórios sobre o perfil económico e social de África Ocidental em 2017 e as perspectivas de 2018, a implementação dos objectivos de desenvolvimento durável e os progressos em direcção a moeda única na zona CEDEAO”, concluiu.

A 21ª sessão do comité intergovernamental dos experts da África Ocidental tem como objectivo específico, examinar as implicações económicas, nomeadamente em termos de fluxo comercial e de receitas públicas.

A 22ª sessão do comité terá lugar em 2019, em Monróvia, Liberia.

Por: Nautaram Marcos Có, enviada especial à Cotonou, Benin.

radiosolmansi

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.