sábado, 14 de abril de 2018

Cimeira da CEDEAO: ARISTIDES GOMES É O NOVO PRIMEIRO-MINISTRO ESCOLHIDO PELAS PARTES EM LOMÉ

Aristides Gomes é o novo Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, escolhido durante a Cimeira dos Chefes do Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), realizado este sábado, em Lomé, capital do Togo.

Durante a reunião apresentou-se a proposta de três nomes para ocupar a função do primeiro-ministro e consequentemente organizar as próximas eleições legislativas, nomeadamente, o atual primeiro-ministro, Artur Silva, Martinho N’Dafa Cabi e Aristides Gomes. Este último (Aristides Gomes) foi escolhido e de acordo com as informações apuradas, deverá ser nomeado por Presidente da República, José Mário Vaz, o mais tardar até a próxima terça-feira.

Segundo as nossas fontes em Lomé, as partes guineenses concordaram igualmente em fixar a data de 18 de novembro próximo para realização de eleição legislativa. A plenária do parlamento guineense, indicam as mesmas fontes, será convocada para dia 18 de abril.

Os deputados da Nação irão debater dois principais assuntos, designadamente: eleição de membros do Secretariado da Comissão Nacional de Eleição (CNE) e a prorrogação da presente legislatura até Novembro de 2018.

De referir que Aristides Gomes é dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e igualmente membro do Comité Central. Gomes desempenhou a função do Primeiro-ministro nos períodos de 2005 a 2007. 

Por: Assana Sambú

OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário