A polícia do Níger apresentou na segunda-feira à comunicação social mais de 13 toneladas de medicamentos falsificados encaminhados para Niamey, a partir da Índia, através de um porto do Gana, segundo um dos seus responsáveis.
Estas falsificações, destinadas ao mercado local, foram encomendadas por operadores com "a cumplicidade" de um "agente corrompido" de uma sociedade certificada oficialmente na distribuição de produtos farmacêuticos, disse uma porta-voz da polícia.
As embalagens apreendidas não contêm nem referência do fabricante nem etiqueta. Numa delas podia mesmo ler-se: "Deixar ao alcance das crianças".
O Procurador-Geral da República, Chaibou Samna, afirmou que "é preocupante constatar que o Níger esteja a ser, na sub-região, o destinatário destes produtos".
O mercado dos falsos medicamentos é florescente no Níger, onde chegam a ser leiloados, nas cidades e na proximidade das farmácias oficiais.
Desde há décadas que sindicatos e proprietários das farmácias solicitam às autoridades que desmantelem as redes de traficantes, por detrás das quais se encontram por vezes influentes comerciantes e políticos.
Mas a pobreza extrema das populações é citada como fator explicativo da persistência deste mercado.
Noticiasaominuto
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.