segunda-feira, 23 de outubro de 2017

EUA - Força Aérea dos Estados Unidos põe bombardeiros B-52 em alerta 24 horas

A força aérea norte-americana estará a preparar os seus bombardeiros estratégicos para estarem em alerta constante devido à tensão crescente com a Coreia do Norte.


Força Aérea dos Estados Unidos põe bombardeiros B-52 em alerta 24 horas © Reuters

A Força Aérea dos Estados Unidos estará a preparar-se para por a sua frota de bombardeiros nucleares B-52 em alerta 24 horas por dia pela primeira vez desde 1991 devido à escalada de tensão com a Coreia do Norte, afirmou um responsável daquele ramo militar.

Segundo a Fox News, a informação foi negada pelo departamento da Defesa, mas afirmam que o General David Goldfein contou ao site Defense One que poderia acontecer.

“Este é mais um passo para garantir que estamos preparados”, disse o General, citado pela Fox News. “Olho para a situação mais como não estar a planear para nenhuma situação em específico, mas mais para a realidade global da situação em que nos encontramos e como podemos garantir que estamos preparados daqui para a frente”.

O General Golfein afirmou ainda que num mundo onde “temos pessoas que estão a falar abertamente de usar armar nucleares” é importante ficar alerta e pensar em formas de estar preparado.

“Já não se trata de um mundo bipolar em que somos apenas nós e a União Soviética. Temos outros jogadores lá fora que têm capacidade nuclear. Nunca foi tão importante como agora ter a certeza que esta missão corre bem”, acrescentou.

Segundo o site Defense One a Base Barksdale da Força Aérea no estado do Louisiana, que faz a gestão dos serviços nucleares está a ser renovada para que os B-52 estejam preparados para “disparar a qualquer momento”.

Os bombardeiros B-52 podem voar até cerca de 15 mil metros de altura e a velocidade supersónica e têm a característica de poderem libertar várias armas, incluindo mísseis de alta precisão.

O estado de alerta 24 horas dos B-52 terminou em 1991 nos dias finais da Guerra Fria.

NAOM

Sem comentários:

Enviar um comentário