O número de mortos de um deslizamento de terras que ocorreu na quarta-feira no nordeste da República Democrática (RD) do Congo poderá subiir para os 200, depois de as primeiras estimativas darem conta de 40, estimam as autoridades.
Fortes chuvas provocaram o deslizamento de terra na encosta ocidental do lago Alberto, em Ituri, engolindo uma aldeia de pescadores.
O governador Abdallah Pene Mbaka, citado pela agência noticiosa Associated Press, indicou que a estimativa do número de mortos se baseia nos desaparecidos, bem como nas casas afetadas.
Abdallah Pene Mbaka referiu que 50 casas ficaram destruídas, mas apenas 44 corpos foram encontrados até ao momento, pelo que o governador pediu ajuda à comunidade internacional de assistência em casos de emergência, nomeadamente para os trabalhos de resgate e recuperação.
Muitas pessoas morrem todos os dias na República Democrática do Congo como resultado de um desenvolvimento pouco regulado, uma vez que as casas são construídas perto de minas ou lagos, o que as torna vulneráveis a desastres causados pela erosão do solo e cheias.
A pesca no lago Alberto é uma das principais atividades económicas em Ituri, região fronteiriça ao Uganda.
Por Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.