quarta-feira, 12 de julho de 2017

Beber água ao longo do dia mexe mesmo com o corpo. Eis como

Não é apenas uma questão de hidratação ou de saciar a sede, beber água de forma regular é um dos requisitos para se ter mais saúde.


Podíamos começar este artigo com a típica recomendação de que cada pessoa deve beber uma média de oito copos de água por dia. Podíamos, é um facto, mas a verdade é que a quantidade de água diária depende de pessoa para pessoa, da sua atividade física, da sua condição de saúde e de um sem fim de outros fatores condicionantes.

Os oito copos de água podem até ser uma boa média, mas não há nada como dar ouvidos ao corpo para perceber se é ou não necessário beber mais água. Sim, é o nosso próprio corpo que revela quando necessita de ser hidratado e quando a fome que sentimos é nada mais do que uma sede prolongada que não está a ser saciada.

Como explica ao Buena Vida do jornal espanhol El País o nutricionista Jaume Giménez Sánchez, a pouca ingestão de água pode ser facilmente espelhada em episódios de fraqueza, dores de cabeça e até mesmo febre ou incapacidade de urinar, sendo a taquicardia também uma consequência comum da desidratação.

Mas, se por um lado a falta de água afeta negativamente o corpo, o que é que a ingestão regular deste elixir vital faz? Isso mesmo, dá saúde... e não só. De acordo com o especialista, quando se dá ao organismo a água que este necessita os níveis de força tendem a aumentar, não só pelo simples facto de a hidratação combater a fadiga, mas também porque o cérebro também precisa de água para mandar corretamente as mensagens para os músculos.

E por falar em músculos, continua o especialista, a ingestão regular de água - especialmente por parte dos desportistas - também é uma forma de prevenir o aparecimento de lesões, pois a potência muscular não só não fica comprometida, como o músculo fica reforçado.

A nível externo, o impacto da água no corpo pode ser bastante visível, sendo a pele o principal espelho de uma boa (ou de uma má) hidratação. Para o dermatologista Eduardo López Bran a pele fica mais bonita e saudável quando se ingere água regularmente, visto que "sempre que há desidratação, isso nota-se na tez, que se mostra menos elástica, perde luz e brilho e as linhas de expressão ficam mais visíveis".

Sentir o corpo quente nos dias de maior calor é uma situação comum, mas sabia que é possível regular a temperatura do corpo com a ingestão de água? Pois bem, como garante o nutricionista ouvido pelo Buena Vida, beber água ao longo do dia é fundamental para esta situação porque "se não se repõe o líquido perdido [na transpiração], a transpiração fica ainda mais ativa, para nos podermos resfriar".

Uma melhor digestão e uma maior concentração são outros dois efeitos benéficos da ingestão regular de água, um hábito que mantém o organismo a funcionar corretamente, nutrindo os órgãos e todos os mecanismos de transmissão de mensagens para e pelo cérebro.

POR DANIELA COSTA TEIXEIRA
NAOM

Sem comentários:

Enviar um comentário