Bissau, 06 Abr 17 (ANG) – O Presidente da Câmara de Comercio e Indústria do Brasil/Moçambique prometeu ajudar na mecanizacao da agricultura na Guiné-Bissau.
A promessa foi feita após o encontro mantido com o chefe de Estado,José Mário Vaz.
Sinfrônio Júnior disse que o Projeto Público Privado (PPP) vai iniciar brevemente os trabalhos de cultivo de arroz na região de Bafatá e contará com uma equipa de 15 técnicos brasileiros de diversas áreas.
Dise ainda que vão abrir um centro equipado com materiais agrícolas e dar emprego aos jovens guineenses na área de mecânica e formá-los em agronomia no brasil.
“ A nossa missão é chutar a fome na Guiné-Bissau, capacitar, preservar os 120 mil camponeses e mecanizar a agricultura, afirmou Sinfrônio Júnior.
Por sua vez, o Coordenador do Projeto da fundação Getúlio Vargas Cleber Guarany disse que, em missão técnica de identificação das potencialidades do país para a produção de arroz, constataram que a Guiné-Bissau tem capacidades para acabar com a importação de arroz e passar a exportar esse cereal para os países da sub-região.
Cleber Guarany disse estar satisfeito com as qualidades das sementes e técnicos que o país tem, considerando que , o que resta é trabalhar afincadamente na mecanização da agricultura, a fim de aumentar a produtividade e qualidade do arroz na Guiné-Bissau.
O ministro da agricultura guineense Nicolau dos Santos apresentou recentemente no Brasil as necessidades de autossuficiência de produção do arroz na Guiné-Bissau, numa conferência em Minas Gerais, sobre assuntos relacionados a fome.
Na referida conferência estiveram presentes os noves ministros da agricultura dos países da CPLP e o governo brasileiro enviou uma equipa multilateral e empresarial aos paises membros para o levantamento das suas necessidades de apoio.
ANG/JD/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário