domingo, 17 de dezembro de 2017

JOMAV APRESENTA “ROTEIRO” PARA SAÍDA DA CRISE E PEDE REINTEGRAÇÃO DE MILITANTES EXPULSOS DO PAIGC

O Presidente da República, José Mário Vaz, apresentou esta noite, 16 de dezembro 2017, um roteiro para a saída da crise política-institucional na Guiné-Bissau, que será analisado e consequentemente aprovado pelos signatários do ‘Acordo de Conakry’. O referido documento apresentado pelo Chefe de Estado guineense, aos seus homólogos durante a Cimeira de Abuja, contém dez (10) pontos para a resolução da crise que assola a Guiné-Bissau há mais de dois anos.

Na sua chegada ao aeroporto internacional Osvaldo Vieira, José Mário Vaz, oriundo de Abuja (Nigéria), onde assistiu a 52° Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO), leu à imprensa a proposta que denominou de “Roteiro” para a saída da crise política e parlamentar.

No documento, o Presidente evoca a incapacidade revelada pelos atores políticos em geral e pelos signatários do Acordo de Conakry em particular, em implementar as disposições constantes do referido acordo”.

Neste particular, disse ter proposto à Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo a reintegração imediata e incondicional dos militantes, responsáveis e dirigentes do partido desde a base até aos órgãos nacionais, passando obrigatoriamente pela anulação das conferências, levantamento das sanções e expulsões.

No roteiro, na posse do Jornal O Democrata, Chefe de Estado guineense pediu ainda a reabertura imediata da plenária da Assembleia Nacional Popular, como também sugeriu a exoneração do atual Primeiro-Ministro, Umaro Sissoco Embaló, e o início de consultas com os partidos com assento parlamentar e o grupo dos “15” para a escolha consensual do novo Primeiro-ministro. Acrescenta, no entanto, que o consenso deve assentar-se no candidato que recolher o apoio das partes que lhe garantam uma maioria parlamentar a fim de assegurar uma estabilidade governativa.

José Mário Vaz pediu no documento a prorrogação do mandato da força de ECOMIB, até a realização das eleições gerais [presidenciais e legislativas] em 2019.

Eis na íntegra o “Roteiro” apresentado por José Mário Vaz aos seus homólogos:




Por: Assana Sambú
OdemocrataGB

1 comentário:

  1. OH PRS, COITADO PRS!

    Ainda há 3 dias atrás, no dia 13 do corrente, antes da apresentação deste Roteiro ontem (16.12.2017) na Cimeira da CEDEAO finda em Abuja, o atual Presidente do PRS disse bem gritando: o "PRS CONTINUA FIEL AO PRIMEIRO-MINISTRO, UMARO SISSOCO EMBALÓ." O atual.
    E no ponto 1., item b) deste Roteiro, proposto pelo nosso So Presi, Dr. JOMAV, lê-se, entre medidas previstas para a execução imperativa, se tudo tivesse dependido deste, o seguinte: “EXONERAÇÃO DO ATUAL PRIMEIRO-MINISTRO”.

    Ora, sabendo que sem o PRS não existiria o “grupo dos 56”, barricado desde há tempos no nível do Órgão da Plenária da ANP a serviço deste nosso So Presi e pelos interesses mesquinhos próprios dos atuais dirigentes deste mesmo PRS e, mais nada. O “grupo dos 56”, pelo qual, mas mesmo, unicamente pelo qual, toda esta toada pode ser encenada pelo nosso So Presi; sabendo tudo isso, não há senão esta seguinte conclusão a ser retida sobre a posição deste Partido à volta desta proposta do Roteiro do nosso So Presi:

    Ou os atuais dirigentes do PRS estão numa total posição de repudia, de desprezo e/ou menosprezo por este nosso So Presi; ou a “coisa” exprime uma desconsideração total desta gente e seu Partido por este mesmo; ou simplesmente lá, naquele grupo político de afinidade (So Presi + PRS + “os 15” + talvez um Nado Mandinga do algures), não se fez o devido “trabalho de casa”, antes desta Cimeira.

    Bom, seja como for, tudo isso põe e faz ver o PRS, de facto, partindo da sua própria e inglória perspetiva nesta atual situação e momento preciso, como um PARTIDO “GALO VASSALO” neste tal grupo, aí mesmo, onde devia ser, pelos seus trunfos, o PARTIDO “GALO MANDÃO”.

    Ok, a vida é assim. Pode ser. Pois isso é como diz um velho ditado nosso, “mesmo no DIA DO JUÍZO FINAL, haverá gente com melhores trunfos para a GLÓRIA, mas que ai, preferirá o INFERNO”. Coisas nossas. Triste. Coitado PRS dos nossos dias.

    Obrigado.
    Por uma Guiné-Bissau de HOMEM NOVO (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar