segunda-feira, 8 de maio de 2017

Emmanuel Macron é o novo Presidente de França


O candidato liberal pró-europeu Emmanuel Macron, de 39 anos, foi eleito presidente da França neste domingo — o mais jovem da História republicana do país — e substituirá o socialista François Hollande. Com todas as urnas apuradas, Macron venceu a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, com 66,06% dos votos contra 33,94%. A abstenção ficou entre 25,3% e 27%, a maior desde 1969.

De acordo com os comentadores franceses, cerca de metade dos eleitores de Macron votou mais para impedir a vitória da líder nacionalista da Frente Nacional do que por adesão ao programa ou à personalidade do novo chefe de Estado.

Assim, após a sua tomada de posse a 14 maio, Macro terá de nomear um primeiro-ministro e um governo o mais consensuais possíveis visando as legislativas de 11 e 18 de junho e, formar uma maioria no Parlamento que lhe permita dirigir o país.

Um pouco por todo o mundo, as reações à vitória de Macron não se fizeram esperar. E foram praticamente todas de alívio e entusiasmo, pelo facto de França não ter seguido a via do populismo.

No seu discurso de vitória, Macron referiu “Obrigado aos que votaram em mim sem ter as nossas ideias. Sei que não se trata de um cheque em branco”, afirmou, prometendo que que fará tudo que for possível para que os franceses “não tenham mais qualquer motivo para votar nos extremos”. “Não cederemos nada ao medo, não cederemos nada à divisão”, disse.

© e-Global Notícias em Português

Sem comentários:

Enviar um comentário