25 de outubro de 2018

COMUNIDADE INTERNACIONAL SOBRE A SITUAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU


A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a União Africana (UA) e as Nações Unidas continuam a acompanhar de perto a situação na Guiné-Bissau. As três Organizações congratulam-se com os progressos realizados na estabilização do país, graças ao envolvimento das partes interessadas Bissau-guineenses e ao acompanhamento por parte da CEDEAO, juntamente com a UA e as Nações Unidas. Destacam, em particular, o papel crucial desempenhado pelo Professor Alpha Condé, Presidente da República da Guiné-Conacri, na qualidade de Mediador da CEDEAO.

As três Organizações apelam a esforços renovados para garantir a realização, a tempo e nas condições de transparência, regularidade e de credibilidade, das eleições legislativas de 18 de novembro de 2018, que permitirão a renovação da Assembleia Nacional Popular. Instam todas as partes interessadas a trabalhar no sentido de criar as condições necessárias para o bom andamento do processo eleitoral. A esse respeito, enfatizam o imperativo de preservar a estabilidade institucional e governamental, de modo que todos os esforços sejam dedicados ao bom andamento das eleições. O interesse da Guiné-Bissau deve prevalecer sobre todas as outras considerações.

As três Organizações apelam aos países africanos e à comunidade internacional no seu conjunto para mobilizarem os recursos e os meios logísticos necessários para o bom andamento do processo eleitoral. As eleições de 18 de novembro marcarão um passo decisivo na consolidação dos ganhos alcançados na Guiné-Bissau. Nesse contexto, o apoio da comunidade internacional continua a ser mais necessário do que nunca.

As três Organizações expressam seu agradecimento aos países africanos, incluindo a Nigéria, e aos parceiros bilaterais e multilaterais que já prestaram apoio ao processo eleitoral, e expressam a mais sincera esperança a que o seu apelo por uma mobilização internacional rápida e crescente será ouvido.

Abuja, Addis Abeba e Nova Iorque, 25 de outubro de 2018

Braima Darame

Sem comentários:

Enviar um comentário