sábado, 15 de janeiro de 2022

ESCOLA DE CAPÉ, Bafatá 📌

Fonte: Suzi Barbosa

Hoje partilho um daqueles dias em que sinto-me especialmente abençoada e, de coração cheio não só por viver mais um dia, mas por assistir à conquista dos outros. Outros que neste caso são crianças a conquistar o seu futuro aqui na Guiné-Bissau, mais exatamente em Bafatá.

Tive o privilégio de visitar a escola primária erguida na propriedade privada da minha família, Carlos Capé e Maimuna Capé, logo após a independência, em 1973, onde fui recebida por este maravilhoso grupo de estudantes que me quiseram agradecer pelos apoios dados à Escola de Capé aos longo destes anos.

Não se trata apenas de paredes, cadeiras, ardósias, palmatória, ou seja, um mobiliário previsto que se imagina para uma escola, não nada disso! Falo de um espaço de sonhos e esperança para crianças vindas das tabankas vizinhas, umas mais próximas, outras mais distantes. Muitas delas fazem quilómetros e quilómetros a pé para chegar a essa escola. 

O mosaico étnico e religioso sempre foi uma das característica do nosso povo, felizmente na nossa escolinha não existem diferenças apenas são crianças tolerantes a conviver entre si.

Em 2019, seguindo o exemplo dos meus pais, ampliei a escola para responder à grande demanda dos alunos do setor de Ganadu. 

 Hoje, desejo enormemente que o sonho destas crianças, seja maior do que qualquer obstáculo que lhes possa surgir nas suas vidas. 🙏🏾🙏🏾

Sem comentários:

Enviar um comentário