domingo, 25 de dezembro de 2022

Efeitos do álcool que se refletem na pele (e como os minimizar)... Leia o que dizem os especialistas.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  25/12/22 

Beber uns copos a mais, não só causa ressacas desagradáveis, como tem efeitos negativos e visíveis na pele. Para saber quais são, e como os minimizar, o jornal The Independent falou com médicos de várias especialidades, incluindo dermatologistas, e explica-lhe tudo. 

Como o álcool é um diurético, causa desidratação, algo que "pode causar pele seca, olhos encovados, pele menos brilhante e olheiras", explica a médica Tara Francis. 

Além disto, também é possível que a a pele fique mais vermelha, "o que resulta da dilatação dos vasos sanguíneos sob a pele". Isto significa que o álcool causa, muitas vezes, surtos em pessoas com rosácea, por exemplo. 

Já o médico de medicina geral, Ahmed El Muntasa, diz que a desidratação faz com que a pele "não se consiga reparar ou funcionar adequadamente, o que pode causar linhas mais profundas". 

A melhor forma de prevenir que isto aconteça, no futuro, o médico Dev Patel recomenda que "beba um copo de água entre as bebidas", mas também que "pare de beber álcool algumas horas antes do final da noite". Aliás, segundo o médico, o ideal é consumir, pelo menos, 500 mililitros de água. 

Todas as bebidas alcoólicas têm efeitos diferentes, por isso, o aconselhado é que opte pelas que envolvem líquidos transparentes, assim garante que têm menos aditivos.

Antes de adormecer, o mais importante é, segundo o médico, que "não adormeça com sua maquilhagem".

Use um creme ou bálsamo de limpeza, sem espuma, para remover toda a maquilhagem, "sem remover a oleosidade tão necessária da pele". Quando terminar aplique um hidratante e vá, finalmente, dormir. 


Leia Também: Descubra a razão que faz do gin um 'aliado' para a circulação sanguínea

Leia Também: Médico alerta para os efeitos negativos do álcool em excesso no fígado

Leia Também: Esta é a forma mais 'saudável' de beber álcool

Sem comentários:

Enviar um comentário