sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Um ano de mandato Presidencial/ Umaro Sissoco Embaló pede ao povo para confiar nas autoridades

Bissau, 26 Fev 21 (ANG) -  O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló pediu hoje aos guineenses para confiarem nas autoridades do país.

Umaro Sissoco Embaló falava à imprensa em jeito de balanço do seu primeiro ano de mandato, a completar no sábado, 27 de Fevereiro..

“Peço confiança, paz, estabilidade, tréguas ao país” disse o Chefe de Estado ao dirigir-se ao povo guineense.

O Presidente da República destacou a salvaguarda da soberania  nacional como uma das conquitas do seu primeiro ano de mandato, um compromisso plasmado no ponto 2 do seu Manifesto Eleitoral.

“Em 21 anos, a Guiné-Bissau teve 10 representantes especiais do Secretário Geral das Nações Unidas devido as crises que o país tem tido”, sustentou, acrescentando que por duas vezes a Guiné-Bissau foi assistido po forças de manutenção de paz da Cedeao.

Referiu que não mandou embora a UNIOGBIS, nem a Ecomib mas  que entendeu que chegou a altura de os guineenses assumirem as suas responsabilidade na gerência dos destinos do país, tal como se fazia antes de guerra de 07 de Junho de 1998.

“Estamos a viver em paz, as instituições do Estado estão a funcionar normalmente, isso é muito importante”, disse.

Sissoco Embaló promete prosseguir com o exercício presidencial interventivo, segundo disse, no interesse da Guiné-Bissau e pede ao Governo para se sentar com os sindicatos a fim de se encontrar uma solução para as greves previstas na Função Pública para os próximos dias.

Criticou situações de grupinhos com caracter tribal que diz encontra em instituições judiciais e criticou actuação de alguns jornalistas e avisa que passa a haver regras para o funcionamento das  rádios.

“Todos as que têm licença provisória favor irem regularizar as suas situações com a obtenção de licença definitiva”, avisou.

Sissoco  promete resgatar a cooperação com antigos parceiros da Guiné-Bissau nomeadamente a Suécia, Argélia, Egipto entre outros.

O Chefe de Estado destacou as intervenções da Presidência para a melhoria das condições de trabalhos, no Ministério do Interior e na Polícia Judiciária.

Anunciou que dentro de pouco tempo a cidade de Bissau vai ter câmaras de vigilância em diferentes artérias da capital, para garantir mais segurança aos citadinos.

Disse que o país podia ter nesse primeiro ano de mandato mais realizações mas que não foi possível devido a pandemia da Covid-19, cuja vacina, segundo Embaló, Senegal vai enviar a Guiné-Bissau 10 mil doses.

O chefe de estado elogiou a ministra dos Negócios estrangeiros pelos  trabalhos que tem estado a fazer  e que permitiram a abertura de mais embaixadas em Bissau.

Segundo Sissoco Embaló, está em preparação as possibilidades de a Guiné-Bissau candidatar-se à membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, funções que desempenhara em 1996/97.

Falando das suas intenções antes de assumir a Presidência, Umaro Sissoco Embaló revelou que tencionava criar um governo de Unidade Nacional em que o primeiro-ministro poderia ser Domingos Simões Pereira, seu adversário nas presidenciais de 2019 e líder do PAIGC.

Disse que essa intenção só não se concretizou porque Aristides Gomes, ex-primeiro-ministro e outras personalidades, que não identificou, tomaram posições de raiva. 

Por ANG//SG

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar