02/06/2020 / Jornal Odemocrata
O Ministro das Obras Públicas e Urbanismo, Fidélis Forbes, anunciou que o governo reabilitará trezentos e dez (310) quilómetros de estradas em terra batida, vias urbanas e interurbanas, pistas e fará a manutenção de alguns troços a nível nacional, incluindo na capital Bissau.
O anúncio foi feito esta terça-feira, 02 de junho de 2020, depois da visita a algumas estradas da capital em estado avançado de degradação. Fidélis Forbes visitou o troço que liga a escola “Congresso de Cassacá” ao Bairro de Bissaque(Bairro Militar), a estrada São Paulo – Antula que dá acesso à sede das Nações Unidas, passando pelo Estádio Nacional 24 de Setembro e Sobrade (Bairro de Cuntum) e o troço que liga a Segunda Esquadra à Aldeia SOS.
Segundo Forbes, até dezembro deste ano o Ministério das Finanças deverá desbloquear uma soma, em dinheiro, cujo montante não revelou, para iniciar os trabalhos e mostrou-se preocupado com o nível de degradação das vias urbanas.
O governante assegurou que o executivo está determinado em trabalhar para criar melhores condições de vida às populações, através de infraestruturas e estradas e garantir o aceso rápido às infraestruturas sociais, nomeadamente: às escolas, aos centros saúde, aos mercados e aos Centros de Acesso à Justiça, e permitir que os cidadãos possam evacuar os seus produtos agrícolas para as zonas de maior concorrência.
Contudo, Fidélis Forbes lembrou que, segundo vários estudos feitos e em vários documentos estratégicos de desenvolvimento da Guiné-Bissau, a construção deestradas permite participar no rendimento nacional bruto de 1,5% e criar condições de mobilidade para as populações e evacuação dos seus produtos.
“Tendo em conta as urgências, vamos resolver os problemas profundos das vias depois da época chuvosa para reduzir os investimentos que são feitos em manutenção no período das chuvas, não só nas vias urbanas como também as vias interurbanas”, garantiu.
Por: Carolina Djemé
Fotos: CD
MANERA DI KUMÉ DINHERO DE ESTADO SON. BANDIDOS!
ResponderEliminarSeja bem-vindo! Isso já é um bom sinal, desenvolvimento de um país começa pouco a pouco.
ResponderEliminarForça Fidélis Forbs
Qualquer iniciativa no Sentido de melhoria da nossa qualidade de vida é deveras louvavel. Que Deus vos abenço e.
ResponderEliminar