quinta-feira, 29 de outubro de 2020

A Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau Sónia Neto, reiterou hoje o com promisso da União Europeia em apoiar os projetos e programas do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior.

A Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau Sónia Neto, reiterou hoje o com promisso da União Europeia em apoiar os projetos e programas do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior.

A vontade foi manifestada durante um encontro de trabalho com o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé.

Sónia Neto assegurou que a União Europeia está disponível em financiar alguns itens do Plano de Contingência, nomeadamente na produção e distribuição de Cartazes de sensibilização sobre medidas de prevenção da Covide -19 nas escolas.

A diplomata portuguesa ao serviço da União Europeia revelou ainda que a União Europeia e os seus estados membros elegeu a Educação como sector prioritário para próxima programação multianual de cooperação.

Segundo a responsável a proposta chamada Iniciativa da Equipa Europa vai englobar ações orientadas desde o Ensino Básico e secundário passando pelo ensino técnico e formação profissional até ao ensino superior e a investigação científica.

Sónia Neto qualificou de positivo e muito frutuosa a reunião com o titular da pasta da Educação da Guiné-Bissau.

Após ouvir atentamente a delegação da União Europeia o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, pediu a delegação europeia a contemplar no pacote de apoios a Educação na Guiné-Bissau os projetos da alfabetização tendo em conta o índice muito elevado de analfabetismo.

O titular da pasta da Educação referiu também a necessidade de dar uma atenção especial a formação técnica e profissional, cujas infraestruturas onde funcionavam foram completamente destruídas durante o conflito político militar de 1998. 

Segundo o Ministro a aposta na Alfabetização pode, e de que maneira, reduzir a imigração ilegal, que segundo os dados a maior força física africana que procura emigração ilegal são analfabetos.

O Ministro solicitou ainda apoios técnicos, logísticos e materiais a Direção-geral de Planificação e Aviação do Sistema Educativo por forma a permitir aquele gabinete de estar à altura de recolher e tratar dados fiáveis sobre a Educação Na Guiné-Bissau.

Bissau 28 1Outubro 2020 

Assessor de Imprensa e porta-voz 

Amadu Uri Djaló

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Sem comentários:

Enviar um comentário