sexta-feira, 17 de julho de 2020

POPULARES AMEAÇAM SAIR ÀS RUAS PARA EXIGIR MELHORIA DE ESTRADA


Os moradores dos bairros de Enterramento e Cupul, periferias de Bissau, ameaçam iniciar uma revindicação para exigir a reabilitação daquela via que se encontra praticamente intransitável devido ao mau funcionamento do esgoto do Hospital Principal Militar.

A posição anunciada, hoje (17), em conferência de imprensa, que serviu também para o lançamento da campanha da angariação do fundo para reabilitação da mesma via.

Segundo Moro Dabó, porta-voz da comissão conjunta de Associações de moradores de Enterramento e Cupul para Desafios Sociais, a situação já fez com que muitos proprietários dos transportes interurbanos, com ligação destes bairros à avenida dos combatentes da liberdade da pátria, retirarem as suas viaturas devido a condição precária da estrada.

“Hoje em dia torna difícil conseguir transportes públicos. Se esta situação persistir vamos sair às ruas e preferimos ser espancados pelas autoridades nacionais em vez de sermos mortos em nossa casa por este mau-cheiro”, determina.

Moro Dabo, criticou ainda o silêncio dos deputados eleitos no círculo 10 e 29, que, segundo ele, não conseguem levar, ao parlamento, a preocupação dos moradores que neste período estão a deparar com dificuldade de circulação divido a precariedade da estrada

“Nenhum deputado fala desta nossa estrada e estamos aqui a cobrar o nosso voto”, sustenta.

Pouco interesse das autoridades nacionais em fazer ultrapassar a situação da via, motivou a campanha de angariar os fundos para reabilitar a estrada

A situação da má condições das estradas no país ao longo dos anos tem sido uma das principais preocupações da população sobretudo na época chuvosa, muitas zonas ficam intransitáveis devido a precariedade da via rodoviária.

Há semana, populares de Fulacunda, sul do país, protestaram a má condição da estrada que já se torna intransitável com o aumento da chuva, a mesma dificuldade quase se vive na maioria dos sectores que compõem as regiões do país.

No mês passado o governo de Nuno Nabiam começou a reabilitação em terra batida de alguns troços do interior do país. Apesar disso até a capital Bissau chega a ser intransitável por causa da má condição das estradas.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

Radiosolmansi.net

1 comentário: