sábado, 18 de julho de 2020

"GOVERNAÇÃO DE CAMPO" - Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural recebe mais de 103 toneladas de sementes e um Laboratório de Entomologia por parte do FAO


Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural recebe mais de 103 toneladas de sementes e um Laboratório de Entomologia por parte do FAO.

A cerimónia decorreu esta sexta-feira, 17 de julho de 2020 nas Instalações da Proteção Vegetal em Bissau.

Na sua Comunicação durante a cerimónia o ministro da agricultura e Desenvolvimento Rural, Abel da Silva Gomes, afirmou que o Desenvolvimento da Guiné-Bissau passa pela modernização da agricultura.

Da Silva Gomes falou na necessidade de repensar o setor para o Desenvolvimento do país.

"Não podemos combater a fome sem a mecanização da agricultura, com 74 tratores num país como a Guiné-Bissau é impossível erradicar a fome, o governo deve empenhar ainda mais para a modernização deste setor chave, precisamos mais de 600 tratores em todo o território nacional" disse Abel da Silva Gomes.

O titular da pasta de Agriculture lamentou, por outro lado, a atual situação dos técnicos do seu ministério.

"O Estado deve dignificar os técnicos da agricultura, temos técnicos com salário de 50 mil Fcfa outros com 74 mil Fcfa, assim não podemos pensar no Desenvolvimento Agrícola" Lamentou da Silva Gomes.

O donativo é do reino de Marrocos através da cooperação Sul-Sul e foi implementado pelo FAO.

Neste sentido o ministro da agricultura pediu o reconhecimento dos técnicos nacionais por parte dos parceiros.

"Os nossos parceiros não devem impôr as medidas ou delinear as estratégia, não concordo com essa ideia, temos técnicos capazes para fazer isso, embora devemos trabalhar em parceria" defendeu o governante.

Por seu turno, o representante assistente do FAO para os programas, Mário Reis, em representação do representante do FAO no país, realçou a importância do ato neste periodo da pandemia de Covid-19 e garantiu a continuidade dos apoios desta organização das Nações Unidas para agricultura a Guiné-Bissau.


A cerimónia terminou com a receção do Laboratório de Entomologia financiado pelo Banco Africano do Desenvolvimento (BAD).





Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural

Sem comentários:

Enviar um comentário