terça-feira, 21 de maio de 2019

Já ouviu falar da cenoura preta? Cinco benefícios incríveis do vegetal

Muitas pessoas nunca viram ou comeram uma cenoura preta, porém, esta variedade da raiz é bastante comum noutras partes do mundo, como nos países asiáticos, sendo uma variedade extremamente saudável para ser incorporada em qualquer regime alimentar.


A cenoura preta, produto da cenoura tradicional – cientificamente conhecida como Daucus carota subsp. sativus, é mais comum na China e na Índia.

Apesar da variante laranja da cenoura ser mais comum, a verdade é que este vegetal pode apresentar várias cores, incluindo vermelho, roxo, branco, amarelo e preto.

As raízes têm uma doçura inesperada, um sabor subtil e levemente apimentado. A variação de cor é principalmente devido à concentração de compostos encontrados nas variedades dessa raiz doce.

O extrato de cenoura preta, é usado pelas suas propriedades medicinais.

A cor escura das variedades roxa e preta, indica uma alta concentração de antocianinas, enquanto as cenouras de cor laranja e amarelo tendem a conter quantidades mais elevadas de betacaroteno e outros ingredientes ativos.

As cenouras pretas têm um sabor único, decididamente diferente das cenouras brancas ou cor de laranja.

Benefícios para a saúde

As cenouras negras obtêm a sua cor através das antocianinas. Sendo ricas em nutrientes, possuem alguns benefícios importantes para a saúde, incluindo a capacidade de tratar doenças como o Alzheimer, e ainda, aumentar a cognição, reduzir a inflamação, otimizar a digestão e prevenir alguns tipos de cancro.

Trata a artrite reumatoide

Alguns dos ingredientes ativos presentes nas cenouras pretas têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a diminuir a incidência de doenças crónicas e o stress oxidativo que provoca a artrite reumatoide.

Contra o cancro

Com uma quantidade incrivelmente alta de antocianinas, as cenouras negras lutam ativamente contra o desenvolvimento e propagação de células cancerígenas. Os seus agentes antioxidantes ajudam a eliminar os radicais livres e a neutralizar a atividade cancerígena no organismo.

Doença de Alzheimer e de Parkinson

Os antioxidantes presentes na raiz vegetal, são conhecidos por reduzir o depósito de placa beta amiloide no cérebro. Esse depósito pode levar à congestão neural e ao aparecimento de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.

Melhora a visão

As cenouras são famosas pelo fornecimento de betacaroteno, que é conhecido por proteger diretamente a saúde da visão. Funcionando como antioxidante, o betacaroteno pode diminuir o risco de degeneração macular e retardar o desenvolvimento de cataratas, ajudando a ver melhor por mais tempo.

Ajudam na digestão, a controlar o colesterol elevado e a diabetes

As cenouras são extremamente ricas em fibras alimentares, o que é essencial para um sistema digestivo saudável. A fibra alimentar ajuda a estimular o movimento peristáltico e a melhorar a absorção de nutrientes no intestino.

Além disso, a fibra ajuda a reduzir os níveis de colesterol e regula a emissão de insulina e glicose no organismo, o que é uma boa notícia para os diabéticos.

NAOM

Sem comentários:

Enviar um comentário