11 de novembro de 2018

PND APONTA NECESSIDADE URGENTE DE MUDAR SISTEMA POLÍTICO

O Líder cessante do Partido da Nova Democracia (PND) admitiu, este domingo (11/11), que “qualquer guineense atento” sente que o sistema político nacional necessita de um “urgente” e “profundo rejuvenescimento”

Iaia Djalo falava na abertura da IIª Convenção Nacional do partido sob o lema: “PND força necessária e reconciliadora de todos os guineenses”. O evento junta mais de quinhentos delegados vindos de diferentes regiões do país.

“A logica do espectro político tradicional é fechada, a sua manutenção conduzir-nos-á, de certeza, a um beco sem saída. O país está profundamente dividido, uma divisão que empurra uma metade das populações contra a outra metade levando a vitória tangenciais nas eleições, sem base social e cultural de apoio suficientes para levar por adiante as necessárias mudanças que a sociedade requer”, sustenta.

Na mesma ocasião Iaia Djalo, presidente cessante do PND, disse que a crise de confiança entre o Estado e a sociedade está no centro dos conflitos, das tenções e da pobreza que tem afectado o país nos últimos anos.

“Em poucos Estados da África, a falta de entendimento entre o Estado e a sociedade é discutida e sentida como na Guiné-Bissau. Todos os esforços em direcção a estabilidade, paz e o desenvolvimento social e económico só poderão ter, de facto, impacto, se o desenvolvimento entre o Estado e a sociedade for resolvido pelo próprio povo guineense e em especial, pelos seus líderes e classe politica”, justifica.

Djalo assegura também que a responsabilidade “do colapso do nosso Estado” deve ser assumido numa escala “mais abrangente” porque o “diagnóstico da situação da governação e do funcionamento do nosso Estado apresenta-nos um cenário carregado de frustração e desmotivação”.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

radiosolmansi.net

Sem comentários:

Enviar um comentário