domingo, 15 de julho de 2018

10 MOTIVOS PARA CONHECER GUINÉ-BISSAU


Enumeramos dez motivos pelos quais Guiné-Bissau, um pequeno país africano, de grande diversidade cultural, que conta com mais de 20 etnias, 9 idiomas e um povo reconhecidamente hospitaleiro, merece ser visitado:

1. Carnaval Guineense

Sem dúvidas, o maior evento cultural do país. Até a época da independência de Guiné-Bissau, em 1974, o carnaval guineense era muito influenciado pela cultura europeia, entretanto, desde então, esta festa, que dura uma semana no mês de fevereiro, tem sido uma celebração das diferenças e da união das etnias que formam este país.

Carnaval 2018 na Guiné- Bissau
2. Arquipélago dos Bijagós

Classificado pela UNESCO, em 1996, como Reserva Mundial da Biosfera, devido à importância da sua biodiversidade, é o principal destino turístico do país. Esta reserva ecológica protegida é constituída por 88 ilhas, que abrigam macacos, crocodilos, aves peraltas,tartarugas marinhas, lontras, garças gigantes, pelicanos, flamingos, tubarões, entre tantos outros animais.




3. Parque Nacional das Ilhas de Orango

Parte do Arquipélago dos Bijagós,merece atenção especial devido à Lagoa Anôr, onde raros hipopótamos de água salgada podem ser observados. Eles são considerados sagrados e vivem tanto em água salgada, quanto em água doce. O parque é constituído por mangais, labirintos de água e savanas.


Hipopótamos de água, Parque Nacional das Ilhas de Orango

4. Ilha de Bolama

Abriga a cidade de Bolama, que foi a primeira capital de Guiné-Bissau, e hoje é a capital do Arquipélago dos Bijagós. Além de ser visitada pelo seu valor histórico, a ilha é procurada por suas praias, como a praia de Ofir, a mais frequentada por seus habitantes, e a praia de Bolama de Baixo, de areias finas e brancas.


Antigo Palácio de Bolama

5.Parque Nacional Marinho João Vieira e Poilão

Também pertencente ao Arquipélago Bijagós, é composto por quatro ilha (João Vieira, Cavalo, Meio e Poilão), todas elas frequentemente visitadas por três espécies de tartarugas marinhas; entretanto, uma destas ilhas, a Poilão, é o local mais importante de desova de tartarugas em todo o Atlântico Oriental, sendo assim considerada o santuário das tartarugas marítimas.


Ilha João Vieira , Bijagós , IBAP


Tartaruga marítima das ilhas , IBAP

6.Parque Natural das Lagoas de Cufada

Localizado entre os rios Buba e Corubal, é a maior reserva de água doce do país e abriga mais de 250 espécies de pássaros, além de búfalos africanos, gazelas, hienas, hipopótamos brancos, crocodilos. Serviços de alojamento, bar, restaurante e guias ecoturísticos estão disponíveis no parque.



Lagoas de Cufada, Buba

7.Parque Nacional de Cantanhez

Trata-se da última floresta tropical de Guiné-Bissau. Entre mais de 200 plantas e mais de 30 espécies de mamíferos identificados no local, os chimpanzés são a maior atração, sendo o período da manhã, o melhor momento para observá-los.


Parque Nacional de Cantanhez, Tombali, IBAP
Chimpanzés no parque nacional de Cantanhez

8.Quinhámel

Capital da região de Biombo, faz um belo passeio de dia inteiro ou até mesmo uma viagem de final de semana. Pode-se admirar paisagens de manguezais e cajueiros, passear pela ampla praça principal, tomar um banho refrescante no rio Mansôa e comer as famosas ostras. Casa do povo Papel e da ONG Artissal, que promove a cultura regional, além de produzir e exportar panos pente, tecelagens simbólicas de caráter sagrado.


Ostras de Quinhámel

9.Festival de Bubaque

Evento de música mais conhecido do país, que acontece anualmente no fim-de-semana da Páscoa, reunindo os melhores músicos nacionais do momento, assim como artistas internacionais. O festival é gratuito e tem por objetivo promover a música, a cultura, a gastronomia, o potencial turístico e as belezas naturais de Guiné-Bissau.


Festival de Bubaque, Bubaque

10. Gastronomia tradicional guineense

Uma mistura entre as cozinhas africana e portuguesa, o paladar é marcado pelos sabores intensos de condimentos indispensáveis como o limão e a pimenta malagueta. Entre os pratos mais típicos de Guiné-Bissau estão:Caldo de Mancarra (caldo de amendoim com carne ou peixe), Sigá (guisado de quiabos, carne ou peixe e camarões), Pitche-Patche de Ostras (arroz de ostras).


Caldo de Mancarra (caldo de amendoim)

Fonte: thisisguinebissau.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.