sábado, 12 de abril de 2014

ONU Nigerianos dominam lista de filantropos africanos

Os nigerianos dominam a lista dos dez principais filantropos de África, com metade dos integrantes, à frente dos sul-africanos e do único zimbabuano, mas o principal contribuinte é da África do Sul, revelou a Organização das Nações Unidas (ONU).

A listagem foi estabelecida pela agência da ONU para os Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em Inglês), com base em informação da revista Forbes e do sítio na internet de informação de negócios AFK Insider, que apurou um total anual de sete mil milhões de dólares (cinco mil milhões de euros) de ajuda filantrópica em África.

François van Niekerk, fundador do Mertech Group, é o maior filantropo africano conhecido, deu 70% dos seus ativos, num total estimado de 170 milhões de dólares, à sua fundação Mergon, que atua nas áreas da educação, formação e saúde.

O segundo maior filantropo, Allan Gray, também é sul-africano e proprietário da empresa homónima de gestão de investimento. A sua fundação Allan Gray Orbis foi dotada de 150 milhões de dólares, com que financia, designadamente, bolsas a estudantes do ensino superior.

O primeiro nigeriano, Theophilus Danjuma, presidente da South Atlantic Petroleum, surge em terceiro lugar, ao financiar a sua fundação TY Danjuma com 100 milhões de dólares, com que financia ações na educação, saúde e pobreza, entre outras áreas.

O homem mais rico do Zimbabué, Strive Masiyiwa, fundador da Econoet Wireless, é o oitavo da lista, e tem ações de filantropia um pouco por toda a África. Em 2012 criou um fundo com 6,4 milhões de dólares, para financiar os estudos de 40 estudantes e também apoia organizações de apoio a órfãos no Zimbabué.
http://www.noticiasaominuto.com/mundo/202723/nigerianos-dominam-lista-de-filantropos-africanos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.