terça-feira, 21 de dezembro de 2021
ANP| audiência - O presidente da ANP, sua excelência eng Cipriano Cassamá, recebeu neste terça-feira, 21 de dezembro de 2021, no seu gabinete, em audiência, o ministro das Finanças, Aladje Fadia.
O Presidente da República, recebeu em audiência a Comissão de Observação Lunar da Guiné-Bissau.
Deputado denuncia atribuição de “prendas” aos parlamentares pelo primeiro-ministro pela aprovação do Orçamento Geral de Estado/2022
Bissau, 21 Dez 21(ANG) – O deputado Adulai Baldé vulgo “Nhiribui”, denunciou terem recebido do primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam, uma quantia de dois milhões e meio de francos CFA cada, como prenda pela aprovação do Orçamento Geral de Estado para o ano 2022.
De acordo com a Rádio Capital FM, as revelações de Adulai Baldé foram feitas hoje à imprensa, à saída de um encontro que um grupo de deputados do Movimento para Alternância Democrática (Madem G15), manteve com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.
As duas mais altas figuras do Estado da Guiné-Bissau passam por maus momentos de relacionamento.
O deputado disse que, numa certa ocasião, o Presidente da República tinha a intenção de demitir o actual Governo, mas que ele, pessoalmente, se involveu nas negociações para que Umaro Sissoco Embaló não se enveredasse por esse caminho.
“Já estou chateado com a crise interna prevalecente no seio do Madem G15 e já tenho idade avançada para aturar à tantas guerrinhas e insultos no cenário político guineense”, disse.
O deputado disse que, não vai enveredar por vias de insultos, tendo pedido a classe política para respeitarem o Presidente da República e o Primeiro-ministro.
“Se estas guerrinhas prevalecerem no Madem-G15, vou ter que regressar ao PAIGC e continuar a minha vida política nesse partido”, disse Adulai Baldé
O Orçamento Geral do Estado (OGE) da Guiné-Bissau para 2022 foi aprovado no passado dia 9 de dezembro com 53 votos a favor, 39 contra e uma abstenção.
Votaram a favor do OGE, os deputados do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), do Partido de Renovação Social (PRS), da Assembleia do Povo Unido -- Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), do Partido da Nova Democracia, bem como alguns deputados do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
DECRETO PRESIDENCIAL № 73/2021 - Magda Robalo exonerada da função de Alta Comissária para COVID-19
Covid-19 - Presidente da República exonera Alta Comissária Magda Robalo
NASA’s Juno Spacecraft ‘Hears’ Jupiter’s Moon
This JunoCam image shows two of Jupiter's large rotating storms, captured on Juno’s 38th perijove pass, on Nov. 29, 2021. Credits: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS Image processing: Kevin M. Gill CC BY |
This image of the Jovian moon Ganymede was obtained by the JunoCam imager aboard NASA's Juno spacecraft during its June 7, 2021, flyby of the icy moon. Credits: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS |
Visita de trabalho do Ministro das obras públicas, habitação e urbanismo e secretário de Estado de tesouro, as obras em construção Quelelé-Bôr
MOPHU/21.12.2021( terça-feira)
Vídeo @Mustafa Cassamá
França: Acusada de ser homem, Brigitte Macron pretende apresentar queixa
Brigitte Macron, vítima de boatos, acusando-a de ser um homem chamado Jean-Michel Trogneux, vai registrar uma queixa contra aqueles que estavam por trás da divulgação de informações falsas consideradas transfóbicas.
As informações falsas chegaram às manchetes das redes sociais e, mais especificamente, do Twitter.
Há rumores de que a primeira-dama da França nasceu homem antes de seu nome e gênero mudarem.
👇
France : Accusée d’être un homme, Brigitte Macron compte déposer une plainte
infowakat.net 20 décembre 2021
Brigitte Macron victime de rumeurs, l’accusant d’être un homme du nom de Jean-Michel Trogneux, va porter plainte contre ceux qui ont été à l’origine de la propagation de la fausse information jugée transphobe.
La fausse information avait défrayé la chronique sur les réseaux sociaux et plus précisément sur twitter.
Selon la rumeur, la première dame de la France serait née avec un sexe masculin avant son changement de nom et de sexe.
Fariska Barsan
EUA: Jovem desaparecida encontrada viva em cave de homem que conheceu online
Notícias ao Minuto 21/12/21
Suspeito terá proibido a jovem de contactar a família um dia depois de se conhecerem pessoalmente.
Cinco dias depois de ter desaparecido, Madelyn Allen, de 19 anos, voltou a reunir-se com a sua família, este domingo.
A jovem estudante foi encontrada na cave da casa de um homem, despida e coberta com carvão.
O seu raptor é Brent Neil Brown, de 39 anos, homem que conheceu através da internet. O suspeito é acusado dos crimes de rapto agravado, violação, e obstrução à justiça.
De acordo com a polícia ainda não se sabe qual a relação entre a vítima e o suspeito.
Madelyn e Brent conheceram-se através de um chat online através do qual combinaram um encontro, em 13 de dezembro. Brent ficou de a ir buscar à residência escolar onde vivia e as últimas imagens de Madelyn mostravam, precisamente, o momento em que ela saía dos dormitórios com um saco na mão. O alerta para o seu desaparecimento foi dado no dia seguinte, quando os colegas deram conta de que não se encontrava no seu quarto.
Alegadamente, Brent assumiu uma atitude violenta no dia seguinte ao encontro, tendo tirado a carteira e o telemóvel da jovem, proibindo-a de contactar com a família. A jovem era presa sempre que este tinha que sair para trabalhar e era ameaçada caso tentasse fugir.
A jovem foi encontrada no domingo e estará bem de saúde, embora continue a receber tratamento hospitalar.