Ministério dos Transportes e Comunicações
O Ministro dos Transportes e Comunicaçãoes, Senhor Augusto Gomes, está em Missão de Serviço no estrangeiro desde Sábado, 02 de outubro de 2021.
O objetivo da missão é para encontrar-se com os parceiros empresários da Grécia especializados no domínio do transporte marítimo e registo internacional de navíos.
A primeira parte da missão aconteceu em Lisboa de 3 a 5 de outubro, durante a qual a delegação ministérial Chefiada pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Senhor Augusto Gomes, acompanhado do seu Assessor Jurídico, Senhor Arlindo Ferreira, teve encontros de trabalho com a delegação da Grécia do Grupo de Empresas- Greek Group Company (GG).
Este grupo tem no seu conjunto várias empresas entre as quais a MAC- Maritime Activities Consultants S.A. e a INSB – International Naval Sirveys Bureau.
A delegação grega foi chefiada pelo Presidente do Grupo, Senhor George Glaras e acomapnhado do Senhor Ilias Karasmanoglou, Diretor Executivo do grupo. O contacto a este grupo grego foi facilitado pelo Senhor Nissao Gnofam, ex Ministro dos Transportes e Economia Maritima do Togo que esteve presente no encontro.
Depois de frutuosas discussões, as duas partes chegaram ao acordo para estabelecimento de uma parceria técnica e financeira durável e benéfica para ambas partes signatárias.
Os acordos chegados visam a:
1. Assistência técnica para Estabelecimento, Desenvolvimento, Cartão e Operacionalização do Registo Internacional de Navíos da Guiné-Bissau (Embandeiramento de navíos) e
2. Fornecimento de Navíos de Transporte de Passageiros e Cargas, incluíndo Jangadas para exploração na Guiné-Bissau; Construção e Gestão de um Estaleiro Naval na Guiné-Bissau.
O objetivo do acordo referido no ponto 2, será discutido e finalizado na segunda parte da missão do Ministro dos Transportes e Comunicações que o levará à Grécia, sede da Empresa signatária do acordo, na próxima sexta-feira, dia 08 deste mês de outubro.
O Sub-setor dos transportes marítimo constitui uma prioridade do Ministro dos Transportes e Comunicações tendo em conta a sua importância estratégica para a economia nacional e a necessidade de desenclavar as populações das ilhas e reforço do setor do Turismo.
Transportamos o futuro...
Sem comentários:
Enviar um comentário