terça-feira, 8 de dezembro de 2020

PAIGC NOTIFICA SUZI BARBOSA E O EX-PM CARLOS GOMES JÚNIOR

08/12/2020 / Jornal Odemocrata 

O Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) notificou para consequente audição o antigo líder do partido libertador e ex-primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior (Cadogo Júnior), a atual ministra dos Negócios Estrangeiros, das Comunidades e da Cooperação Internacional, Suzi Carla Barbosa, o Procurador-Geral da República, Fernando Gomes, e o ministro da Justiça, Fernando Mendonça. 

A convocação dos dirigentes dos libertadores foi tornada pública pelo presidente daquele órgão de jurisdição, Francisco Benante, durante uma entrevista à estação emissora Rádio Capital FM. 

Na semana passada, o órgão judicial dos libertadores ouviu o primeiro vice-presidente e presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá e antigo primeiro-ministro, Artur Silva, com o intuito de compreender as suas ações que, supostamente,terão “ferido os estatutos do partido”. 

Benante, que dirige o “Tribunal do PAIGC”, revelou na entrevista que, para além de Suzi Barbosa e Carlos Gomes Júnior, o Conselho de Jurisdição convocou também os cinco deputados que votaram a favor o programa do atual governo, nomeadamente: Braima Djaló, Saliu Embaló, Mamadi Baldé, Leopoldo de Jesus e Leopoldo da Silva. 

Acrescentou que convocaram igualmente o atual Procurador-Geral da República, Fernando Gomes e o ministro da Justiça, Fernando Mendonça.   

O presidente do Conselho Nacional de Jurisdição nega que o órgão que dirige esteja a perseguir alguns dirigentes do partido, afirmando que qualquer dirigente e militante é sujeito à interpelação naquele órgão. 

Francisco Benante disse ainda que aquele órgão não endereçou uma nota de ‘culpa’ aos dirigentes visados na convocatória, e avança que a audição visa compreender se as suas ações, ao longo dos tempos, estão em conformidade com as normas estatutárias.

Exortou os visados a responderem à convocatória, sob pena de serem julgados à revelia, informando que Artur Silva e Cipriano Cassamá não resistiram à solicitação e que estes dirigentes se disponibilizaram, de imediato, logo que souberam da convocatória.

Francisco Benante afirma estar “surpreendido e preocupado” pela forma como o assunto da audição de Cipriano Cassamá foi tratado nas redes sociais.

Por: Tiago Seide

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.