terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Ministro das Pescas: “CONTRIBUIÇÃO DAS PESCAS NA ECONOMIA NACIONAL É INFERIOR AO SEU POTENCIAL REAL”

08/12/2020 / Jornal Odemocrata 

O Ministro das pescas, Malam Sambú, revelou esta terça-feira, 08 de dezembro de 2020, que a contribuição do setor das pescas na económica nacional é inferior ao seu potencial real. 

Malam Sambú disse que essa oscilação deve-se às condições precárias das infraestruturas de apoio destinadas ao desembarque, à conservação, à transformação e à comercialização do pescado.

O ministro fez essa revelação na abertura dos trabalhos de apresentação e validação dos resultados de dois inquéritos Socioeconómicos da Pesca Artesanal e Pesca a Pé, realizados em todo o território nacional de 10 de junho a 21 de julho do ano em curso, para conhecer melhor as atividades da pesca artesanal.

Sambú defendeu que para ter uma ideia mais ampla e realista sobre a contribuição do setor pesqueiro na economia nacional é importante e necessário realizar estudos mais aprofundados que permitam obter dados mais abrangentes e confiáveis das atividades pesqueiras nacionais.

O governante realçou que os documentos em apreço “revelam-se de estrema importância”, na medida em que irão reforçar ainda mais os dados relativos à contribuição do setor pesqueiro no desenvolvimento socioeconómico do país.

O titular da pasta do Ministério das Pesca pediu aos participantes maior empenho nos trabalhos de análise e validação técnica dos relatórios de forma a facilitar os decisores na adoção de políticas que visem a proteção e conservação dos ecossistemas marinhos e florestais na perspetiva de garantir as suas perenidades e das gerações atuais e vindouras.  

“O inquérito ajudará na análise de aspetos sociais e económicos dos pescadores junto das comunidades”, afirmou Malam Sambú.

O Ministro das Pescas sublinhou que o mais importante é que o inquérito permita que os pescadores mais velhos percebam o valor desses inquéritos e tentem transmitir os seus conhecimentos aos mais jovens, trazer empregos aos jovens para que possam ter o devido rendimento necessário.

Na sua declaração à imprensa Suleimane Mané, Diretor de Serviços da Pesca Continental e Aquacultura, realçou que os resultados do inquérito permitirão que o ministério faça o trabalho no sentido de melhorar e realçar os pontos fracos e diminuir as dificuldades em equipamentos de pesca que os pescadores enfrentam, nomeadamente: as boias, as redes, os chumbos, entre outros .

Suleimane Mané assegurou que o ministério vai envidar esforços para criar lojas de venda de materiais de pesca para permitir que os pescadores tenham acesso facilitado aos  materiais e praticar  suas atividades pesqueiras de forma mais fácil.

Por: Carolina Djemé

Fotos: C.D

Sem comentários:

Enviar um comentário