UE-Activa Intensificação e Valorização da Agricultura Guiné-Bissau
Missão conjunta da delegação da União Europeia e da Embaixada de Portugal ao UE-ACTIVA, Eixo 3.
A semana passada foi marcada por uma visita conjunta da Delegação da União Europeia e da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau, ao Centro de Ensino e Formação Agrícola (CEFA) e a uma das associações de produtores enquadrados no UE-ACTIVA, Eixo 3.
A missão iniciou nas instalações do CEFA, em Buba, onde a comitiva visitou os diferentes complexos que compõem o Centro, realizou a entrega de equipamentos de mecanização agrícola (um motocultivador, uma debulhadora e um descascador de cereais), e efetuou a entrega simbólica das bolsas do estudo aos bolseiros no quadro da Rede ACTIVA. Sua Excelência, Sr. Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, Dr. José Rui Velez Caroço, aproveitou a ocasião para encorajar os alunos no sentido de continuarem o seu percurso no Ensino Técnico Agrícola com grande empenho, de forma a melhor preparem o seu futuro.
De seguida a comitiva seguiu para a tabanca de Colibuia onde está sedeada a associação ADUCOL. Fez-se uma vistoria ao recém instalado pomar de citrinos da associação, e pequenas demonstrações do trabalho das máquinas agrícolas, nomeadamente um motocultivador, um trator e um descascador de arroz.
O momento mais alto desta parte da visita foi a inauguração da Sede da ADUCOL, com direito a entrega de um kit para realização de transformação e conservação de alimentos e dos certificados de desempenho dos tratoristas ao serviço das associações.
A cerimónia foi ainda prestigiada com a presença de invidualidades em representação da Administração Local, do Régulo de Forea, e do Ministério da Agricultura, que expressaram a importância do momento e o apreço pela intervenção do projeto.
A trajetória permitiu as Delegações acompanharem de perto as duas componentes do projeto UE-ACTIVA Eixo 3, a de formação Técnico-Profissional e a de Associativismo, ambas com o objetivo de promover o desenvolvimento da Agricultura através da sua modernização e mecanização.
União Europeia na Guiné-Bissau
Cooperação Portuguesa Guiné-Bissau
Centro de Ensino e Formação Agrícola - CEFA
Sem comentários:
Enviar um comentário