terça-feira, 7 de julho de 2020

Guiné-Bissau vai monitorizar comunicações entre cidadãos

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, anunciou hoje que dentro de dez dias entrará em funcionamento um dispositivo de Estado para monitorizar as comunicações que, justificou, dará segurança e tranquilidade aos cidadãos.


Umaro Sissoco Embaló fez o anúncio numa conferência de imprensa de balanço dos primeiros 100 dias da sua presidência para indicar quais as medidas e propostas para o país nos próximos tempos.

O líder guineense disse que o equipamento, adquirido recentemente no estrangeiro, está a ser montado e os técnicos dos Serviços da Inteligência (a secreta) estão a receber formação para o sistema estar operacional dentro de dez dias.

"O Estado terá a capacidade para monitorizar os insultos sob a capa de anonimato nos órgãos de comunicação social ou nas redes sociais. Quem prevaricar será chamado à justiça para responder pelos seus atos", declarou Sissoco Embaló.

O Presidente guineense disse também que no âmbito da "nova República" muitas medidas estão a caminho, nomeadamente um referendo para a mudança da Constituição e uma nova lei geral das pescas que vai fixar uma multa de 350 mil dólares para navios apanhados a pescar nas águas do país fora da lei ou então o confisco da embarcação.

Sissoco Embaló prometeu dotar o país de novas cadernetas de passaportes, fechar as embaixadas da Guiné-Bissau na Indonésia e no Irão e abrir e acreditar em Bissau novas representações diplomáticas, nomeadamente na Arábia Saudita, Qatar e Turquia, entre outros países.

Até ao final do ano, o Presidente guineense, disse que da sua iniciativa serão ainda iniciadas obras para a construção de estradas e um novo aeroporto internacional da Guiné-Bissau.

Tudo isso, afirmou, será feito com o Governo do primeiro-ministro, Nuno Nabian, que, disse, não será demitido, sobretudo agora que o seu programa de ação foi aprovado no parlamento. Sissoco Embaló admitiu apenas remodelar o executivo se assim for pedido pelo primeiro-ministro.

NAOM

6 comentários:

  1. Antes foi o Gás lacrimogénio (2016-2017). Agora é "EQUIPAMENTO DE MONITORAMENTO" (="EQUIPAMENTO DI PIDINDADI NOBU" di Nho-Maralens Sissoco [ MODERNO).

    "Poreh"!!!... diriam os Sussus às coisas dessas. Muito boa prenda para os seus apoiantes incondicionais. Poxa vida. Anúncio sem vergonha de uma coisa dessa?! Loucura!!!

    Bom, y só kuma medu kaba bô, na Guiné-Bissau!!! Fadi Nino, na si últimu mandato y ka safa...

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na tudo país di mundo ku estrutura segurança di estado ta tene equipamento semelhante son na bo dana terra ku manda no comunicação ta monotorizado na SENEGAL ku africa di sul,no pensa assim ku terra na fica.

      Eliminar
  2. Djarama Sissoco. Povo está contigo contra antidemocraticos. Fia, povo ki kudjiu na urnas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yoh, aqui está você Sr. Unknown, eis o meu “post” colado hoje (07.07.2020) neste espaço à sua ATENÇÃO (Cif., versão original: A. Keita7 de julho de 2020 às 14:08; versão corrigida: A. Keita7 de julho de 2020 às 18:13)

      À ATENÇÃO DO SR. UNKNOWN
      Sr. Unknown, como assim (Cif. seu “post”, Unknown7 de julho de 2020 às 11:24)? Seja sério sff. Eu lhe convidei a um debate ao alcance das minhas possibilidades, pensando também que, de modo tão simples, estivesse também ao alcance das possibilidades do Senhor. Um debate "tête à tête", começando com a troca de contactos, podendo ir depois aos textos, e depois "teleconferências", via WhatsApp ou Skype. O Senhor é que veio propor um debate televisivo. E agora está a dar o dito por não dito. Por favor, escreveu, está aí, gravado, mais acima.

      Senão por exemplo, eu lhe enviei o meu contacto E-Mail. Onde está o seu? Nada até então. E, indiquei o endereço do blog (Pagina Global), onde pode aceder e como, aos meus artigos e a minha foto. Nada de Escondido e camuflado portanto.

      Bom, por favor, diga aqui nas claras para as nossas Leitoras/nossos Leitores lerem e tirarem as suas ilações, que o Senhor tem medo de um debate sério "tête à tête". Preferindo mais este do género virtual, onde se pode sempre chegar e falar à toa, muita das vezes insultando seus pares, que você identifica terem ou serem do ponto de vista contrário ao seu. Andando sempre escondido à trás de nomes falsos, "UNKNOWN".

      Eis o seu problema, OK, Sr. "Unknown". Ponto final. Pare com esse seu género de argumento de "boltia-boltia" de debate TV e depois, "você é que tem de ser o organizador". Mande seu Correio eletrónico, com identificação precisa ou permitindo a identificação da sua pessoa. O Senhor já tem o meu. Obrigado.

      Eliminar
  3. Esqueceu-se de mencionar a plantação do chá de Madagáscar. Aldrabão.

    ResponderEliminar
  4. Vai monitorizar as comunicações? Ditador de um raio. Esquece - se que os seus telefones estão sob escuta da CIA. Ingénuo.

    ResponderEliminar