quarta-feira, 20 de setembro de 2017

21 de Setembro - Dia Internacional da Paz comemorado em Bissau com Caravana da Paz


O quê?: Celebrações do Dia Mundial da Paz: Caravana da Paz e debate radiofónico sobre “Os desafios da consolidação da Paz na Guiné-Bissau”

Quem organiza?: Comissão Preparatória da Conferência de Reconciliação Nacional – Caminhos para a Consolidação da Paz e Desenvolvimento (COCN)

Quando? Esta quinta-feira, 21 de Setembro. Marcha: a partir das 07H00; debate: às 16.30 (Radio Sol Mansi e Bombolom FM)

Onde? Do cruzamento da Rua Osvaldo Vieira com a Avenida Francisco Mendes (junto ao edifício do Benfica), seguindo a Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria com finalização no Espaço Verde do Bairro Ajuda II fase, às 09H00.

Contexto:

Por ocasião do Dia Internacional da Paz, que se comemora em todo o mundo a 21 de Setembro sob o lema “Juntos pela Paz: respeito, segurança e dignidade para todos”, a Comissão Preparatória da Conferência de Reconciliação Nacional – Caminhos para a Consolidação da Paz e Desenvolvimento - organiza uma “Caravana da Paz” com o objectivo de “aproximar e reforçar as bases de confiança e de colaboração entre os diferentes setores da vida política, social, económica e a população, o reforço da partilha, o senso do outro, a camaradagem e convivência entre os que governam e os governados e entre os guineenses, em geral, bem como o reforço da consciência nacional sobre a pertinência da reconciliação nacional e a construção de uma paz duradoura. “

A marcha está a ser co-organizada com as principais redes da sociedade civil, tais como Conselho Nacional da Juventude, Parlamento Infantil, Juventudes Católica, Islâmica e protestante, e a Federação Inter-religiosa para a Paz e Plataforma política das mulheres, entre outros. A comissão espera milhares de participantes entre os quais: representantes dos poderes público e tradicional, representantes de partidos políticos, das Forças da defesa e Segurança, membros do setor privado, da Sociedade Civil, líderes religiosos, atores dos média, desportistas, artistas, organizações e associações de mulheres, jovens, representantes das organizações internacionais e do corpo diplomático e cidadãos em geral.

No espaço verde do Bairro da Ajuda haverá discursos, pelo Presidente da COCN, Padre Domingos da Fonseca e a leitura da mensagem do Secretário-Geral da ONU. O debate radiofónico contará também com uma análise pelo investigador Rui Jorge Semedo sobre os desafios da consolidação da paz, da UNIOGBIS e será interactivo.

As actividades contam com o apoio do sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau e da rede da Africa ocidental para a Paz (WANEP).

ONU na Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário