Por ecowas.int 21 Aug, 2025
Lomé, capital da República do Togo, acolhe a partir de 20 de agosto de 2025 uma reunião híbrida de dois dias organizada pela CEDEAO. O encontro é dedicado ao acompanhamento e avaliação da implementação do Regulamento C/REG.21/12/17 sobre o roaming nas Redes Públicas de Comunicações Móveis. O evento assinala igualmente a 18.ª reunião dos pontos focais do Roaming da região.
Esta reunião híbrida reúne os pontos focais das Autoridades Reguladoras Nacionais dos Estados-Membros da CEDEAO, representantes do Secretariado da Assembleia dos Reguladores de Telecomunicações da África Ocidental (WATRA), representantes da Direção da Economia Digital e dos Serviços Postais da Comissão da CEDEAO, representantes da UEMOA e do Escritório Nacional da CEDEAO no Togo.
Falando na cerimónia de abertura, em representação do Comissário da CEDEAO para as Infraestruturas, Energia e Digitalização, Sr. Sediko DOUKA, a Sra. Folake Olagunju, Diretora Interina da Economia Digital e Serviços Postais, saudou a plena participação dos pontos focais dos Estados-Membros nesta importante reunião.
Destacou os progressos alcançados desde a adoção do regulamento, nomeadamente através de acordos bilaterais de tarifas entre Estados-Membros. “Esta reunião é mais do que um ponto de verificação; é um catalisador. Oferece uma plataforma valiosa para os Estados-Membros trocarem experiências, partilharem lições aprendidas e fornecerem contributos práticos, especialmente para aqueles que ainda enfrentam desafios na implementação… A Comissão da CEDEAO continua totalmente empenhada em apoiar os Estados-Membros neste esforço…”, afirmou a Sra. Folake Olagunju.
No seu discurso aos participantes, o Sr. Musa Jalloh, Diretor-Adjunto de Regulação da Autoridade Nacional de Telecomunicações da República da Serra Leoa, sublinhou a importância da integração digital e de um mercado regional unificado. Elogiou o número crescente de acordos bilaterais e memorandos de entendimento entre Estados-Membros, refletindo o compromisso das autoridades em reduzir significativamente os custos das telecomunicações e melhorar a interoperabilidade em benefício dos cidadãos da região da CEDEAO.
A reunião foi oficialmente lançada pelo Sr. Michel Yaovi Galley, Diretor-Geral da Autoridade Reguladora das Comunicações Eletrónicas e dos Serviços Postais (ARCEP) do Togo, representado pelo Sr. Cabo Amar Vinyo, Diretor de Mercados e Regulação de Dados. O Sr. Vinyo apelou à plena implementação do regulamento em todos os Estados-Membros para melhorar a satisfação dos consumidores, reforçar a conectividade, democratizar o acesso à internet e promover a integração regional.
Ao longo da reunião, os pontos focais apresentarão atualizações sobre a implementação dos serviços de roaming, avaliarão a conformidade com os tetos tarifários comunitários com base no acompanhamento nacional e reverão os progressos alcançados nas tarefas atribuídas durante a 19.ª Reunião dos Ministros da CEDEAO responsáveis pelas Telecomunicações/ICT/Economia Digital. As discussões abordarão igualmente atrasos nos acordos bilaterais e explorarão preocupações dos operadores relacionadas com fraude.
Os peritos avaliarão propostas regulatórias, reverão os progressos da Comissão da CEDEAO na atualização do Quadro Regulatório e examinarão o envolvimento da WATRA com o Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas (BEREC), de forma a prestar assistência técnica para o roaming comunitário.
Recorda-se que o Regulamento C/REG.21/12/17 foi adotado em dezembro de 2017 pelo Conselho de Ministros da CEDEAO. O mesmo visa estabelecer um quadro jurídico e tarifário harmonizado para o roaming no espaço CEDEAO, reduzir os elevados custos das chamadas de voz, SMS e dados em roaming e definir os direitos e obrigações dos prestadores de serviços e reguladores comunitários.







Sem comentários:
Enviar um comentário