quinta-feira, 19 de abril de 2018

Sessão extraordinária: CIPRIANO CASSAMÁ EXORTA DEPUTADOS A ABDICAREM-SE DE LINGUAGENS INADEQUADAS

O presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá exortou hoje, 19 de Abril 2018, aos deputados da Nação no sentido de se abdicarem de usar as linguagens inapropriadas que possam ferir ” “susceptibilidades”.

Cipriano Cassamá discursava na plenária do Palácio ‘Colinas de Boé’, numa Sessão Extraordinária convocada para abordar dois pontos de Ordem do Dia, nomeadamente: Eleição da Direção da Comissão Nacional de Eleição (CNE) e Proposta Lei da Prorrogação da Nona Legislatura.

Na ocasião, o líder parlamentar apelou aos elementos afetos ao grupo dos 15 deputados a voltarem as fileiras do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), acrescentando que só juntos serão mais fortes.

Cassamá promete fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que a situação que levou o país a crise profunda não volte a acontecer. Para de seguida felicitar os dois principais partidos políticos, o PAIGC e o Partido da Renovação Social (PRS) pelo entendimento alcançado que pôs um fim no impasse que durou mais de dois anos.

“Enquanto presidente da Assembleia Nacional Popular, volto a sublinhar, limito-me a cumprir escrupulosa e disciplinarmente todos os requisitos impostos pelas Leis da República, por isso mesmo, quando ontem a Comissão Permanente da ANP aprovou o projeto de ordem do dia destinada a eleição do Secretaria-Executivo da CNE e o Projeto-Lei de prorrogação da legislatura, não restava ao líder desta Casa do Povo senão convocar esta Sessão plenária extraordinária como impunham a nossa Constituição e o Regimento da ANP”, nota Cipriano Cassamá.

Apelou ainda à pacificação dos espíritos, na sua visão, colocando, assim, uma pedra sobre os fatos recentes, e acima de tudo, evitando o uso de linguagens inadequadas e que possam ferir susceptibilidades. Lembrou, no entanto, que a crise ora finda, pelos efeitos nefastos que provocou em todo o tecido social guineense.

Saliente-se que a sessão plenária da ANP foi marcada até publicação deste artigo, por um ambiente de harmonia entre as duas maiores formações políticas, PAIGC e o PRS. A prova disso é a escolha unânime de nomes para o Secretariado Executivo da CNE.

Os nomes escolhidos pelos libertadores e renovadores, são dos Juízes Conselheiros José Pedro Sambú (para o cargo do presidente da CNE), Mpaby Caby (para o cargo de Secretário Executivo), a Juíza Conselheira Felisberta Moura Vaz (Secretária Executiva Adjunta) e o Juíz Conselheiro Idrissa Djaló (Secretário Executivo Adjunto). Estes nomes serão submetidos ainda hoje a votação.

Refere-se que no universo de 102 que constituem o parlamento guineense, 93 estão presentes, incluindo Braima Camará, Coordenador do Grupo dos 15 deputados dissidentes da bancada parlamentar do PAIGC. Notou-se a ausência do deputado Baciro Dja  [dissidente da bancada dos libertadores]. 

Por: Sene Camará
OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário