quinta-feira, 19 de abril de 2018

UE QUER AJUDAR NA ELIMINAÇÃO DOS OBSTÁCULOS NO COMERCIO NA UEMOA


A União Europeia (EU) está a apoiar a criação de uma plataforma para identificação e eliminação de obstáculos ao comércio na zona UEMOA para facilitar os operadores

O diretor de serviço dos acordos internacionais, Osvaldo Habibi, durante a formação promovida, em Bissau, para os operadores económicos guineenses, disse que quando são encontradas barreiras os operadores devem “automaticamente” denunciar.

“O que se passa é que eles do setor privado pensam que nós estamos ao corrente de seus problemas quando na verdade nem sabemos o que vivem. Então queremos ajudar os nossos operadores a não perderem dinheiro. Então a plataforma será online, com os pontos focais para podem denunciar”, justifica.

Serão criados pontos focais nos principais locais estratégicos ligados ao comércio no país para o referido projecto e será gerido pelo centro internacional do comércio de Genebra - em suíça.

O projeto está em toda União Monetária e a Guiné-Bissau está a integrar no sistema, segundo Habibi.

“O projeto iniciou em costa de Marfim em 2013, mas como deu resultados então a UE pediu que todos os países da UMEOA sejam incluídos, então temos connosco consultores da Costa do Marfim que estão a taralhar, já passaram em 6 países e nós somos o sexto”, explica.

O objetivo e a criação duma plataforma sobre obstáculo ao comércio na zona da UEMOA, financiado pela UE para terminar com barreiras não tarifarias que dificultam as práticas comercias entre os quais entraves dos documentos. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes

radiosolmansi

Sem comentários:

Enviar um comentário