© Getty Images
Notícias ao Minuto 20/09/22
O presidente francês, Emmanuel Macron, considerou, esta terça-feira, uma "paródia" os referendos de anexação de regiões ucranianas à Rússia.
Em declarações aos jornalistas, o chefe de Estado francês denunciou o "cinismo" russo, poucos minutos antes do seu discurso na Assembleia das Nações Unidas.
Para Macron, os referendos anunciados pelas autoridades pró-russas de anexação de quatro regiões do leste e sul da Ucrânia, controladas por Moscovo, são "mais uma provocação " e "uma caricatura" que, aos olhos dos franceses "não tem consequências legais".
"A Rússia deve deixar o território ucraniano que é soberano e respeitar as fronteiras reconhecidas. A própria ideia de realizar referendos em regiões que sofreram com a guerra é a marca do cinismo. Imitação de forma democrática ou legitimidade democrática, mas não é porque imitamos que encontramos a soberania do povo", assegura o presidente.
Refira-se que foi anunciado que os territórios separatistas pró-russos da região de Donbass, na Ucrânia, vão realizar de 23 a 27 de setembro referendos para decidirem sobre a sua anexação pela Rússia.
Sem comentários:
Enviar um comentário