terça-feira, 11 de abril de 2017

EUA vendem aviões de combate à Nigéria


A administração Trump vai avançar com a venda à Nigéria de aviões de alta tecnologia para o seu combate aos extremistas do Boko Haram, apesar das preocupações com os abusos cometidos pelas forças de segurança nigerianas, de acordo com informação avançada pelas autoridades dos EUA.

O Congresso deverá receber notificação formal dentro de semanas, iniciando com a Nigéria um acordo que o governo Obama planeava aprovar no final da presidência. O acordo exigirá que a Nigéria adquira até 12 aviões Embraer a29 Super Tucano com equipamentos sofisticados por quase 600 milhões de dólares.

As fontes não foram autorizados a discutir publicamente os termos da venda e solicitaram anonimato para falar sobre conversas diplomáticas internas.

Embora o presidente Donald Trump tenha deixado clara a sua intenção de aprovar a venda dos aviões, o Conselho de Segurança Nacional ainda está a analisar o processo. As vendas militares para vários outros países também devem ser aprovadas, mas ainda estão a ser revistas pela Casa Branca.

A Força Aérea nigeriana foi acusada de bombardear alvos civis pelo menos três vezes nos últimos anos. No pior incidente, um avião de combate, a 17 de janeiro, bombardeou repetidamente um acampamento em Rann, perto da fronteira com os Camarões, para onde civis tinham fugido do Boko Haram. Entre 100 e 236 civis e trabalhadores humanitários foram mortos, de acordo com números oficiais e de líderes comunitários.

O bombardeamento ocorreu no mesmo dia em que a administração Obama pretendia notificar oficialmente o Congresso de que a venda seria concretizada, tenmdo ficado suspensa. Dias depois, Trump tomou posse.

© e-Global Notícias em Português

Sem comentários:

Enviar um comentário