quinta-feira, 25 de novembro de 2021

COMUNICADO DE IMPRENSA | Estudo revela que 67% das mulheres guineenses já sofreu algum tipo de violência

Estudo sobre a violência contra a mulher na Guiné-Bissau revela que 67% das mulheres já sofreu algum tipo de violência

As meninas e mulheres guineenses enfrentam ainda inúmeros obstáculos à proteção e garantia dos seus direitos face à violência contra a mulher. Esta é uma das principais conclusões do Relatório da Situação da Mulher na Guiné-Bissau, que revelou que 67% das mulheres já sofreu algum tipo de violência por parte de homens. 

A violência não está presente apenas na vida de mulheres que têm um relacionamento. 29% das mulheres inquiridas revelou já ter sido vítima de violência por um não parceiro, sendo que 80% da violência tem origem no seio familiar, sendo o pai o principal agressor. O estudo revelou ainda que as mulheres sofrem de violência repetidamente, uma vez que os atos reportados aconteceram desde os 15 anos, e uma a quatro vezes, por um a três agressores diferentes. No que se refere à violência sexual, 54 meninas e mulheres foram vítimas de violência sexual e 47 vítimas de tentativas de violação.

O estudo evidencia a urgência da ação em favor da defesa dos direitos das mulheres e crianças face à violência que se verifica constante e normalizada ao longo da vida de crianças, raparigas e mulheres. Os dados sublinham a importância da intensificação de ações de sensibilização e formação sobre leis e educação parental, agindo em prol da mudança dentro do seio familiar, comunitário e da sociedade guineense em geral, mobilizando homens e líderes comunitários para a promoção da paz, bem-estar e harmonia no seio familiar. A mudança desta realidade passará igualmente pela responsabilização e trabalho em rede de autoridades e entidades envolvidas, garantindo as intervenções e o seguimento necessários, desde a identificação dos casos, passando pelo atendimento às vítimas, eventual acolhimento das mesmas, acompanhamento e proteção psicossocial, registo pelas autoridades policiais e encaminhamento para o acompanhamento judicial junto do tribunal. Estas etapas são fundamentais para que as mulheres e meninas vítimas de violência, nas suas diferentes formas, vejam os seus direitos protegidos e garantidos na Guiné-Bissau.

O relatório foi produzido no âmbito do projeto Nô Na Cuida di Nô Vida, Mindjer – Emancipação e Direitos das Meninas e Mulheres na Guiné-Bissau, implementado pelas ONG Mani Tese, FEC e ENGIM, com o apoio financeiro da União Europeia, da Kindermissionswerk, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., da Otto per Mille, da Igreja Valdese e da Conferência Episcopal Italiana, com o intuito de caracterizar e diagnosticar a situação das mulheres no que se refere à violência contra as mulheres e raparigas.





Tânia Jesus 
FEC - FUNDAÇÃO FÉ E COOPERAÇÃO
Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário