quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018
Incidente entre antigo e atual primeiro-ministro
Uma falha de comunicação acabou por inviabilizar a cerimónia de passação de pasta inicialmente prevista para a manhã de hoje entre Umaro Sissoco Embaló e Artur Silva. O facto está a gerar troca de acusações.
À RTP África, Artur Silva considera que foi uma falta de delicadeza por parte do antigo chefe de governo. Sissoco foi mais longe....
Sissoco fala também sobre as sanções impostas pela CEDEAO
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Braima Darame
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quarta-feira, fevereiro 07, 2018
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PRS sobre sanções e participação no Governo
O PRS vê com alguma injustiça a lista dos sancionados divulgada pela CEDEAO nesta quarta-feira e avisa que só irá participar no governo de Artur Silva, se o Acordo de Conacri for cumprido, disse o porta-voz do partido, Víctor Pereira.
Braima Darame
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quarta-feira, fevereiro 07, 2018
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CEDEAO sanciona 19 personalidades guineenses
Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau.
ISSOUF SANOGO / AFP
A Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) divulgou hoje a lista de sanções contra 19 individualidades guineenses entre as quais se encontra o Procurador-geral da República, Bacari Biai.
Esta lista é divulgada como consequência ao incumprimento do Acordo de Conacri proposto pela CEDEAO em Outubro de 2016 com o objectivo de acabar com a crise política na Guiné-Bissau e eleger um primeiro-ministro de consenso.
Na lista dos sancionados constam: Braima Camará, Rui Dia de Sousa, Soares Sambu, Abel da Silva Gomes, Manuel Nascimento Lopes, Eduardo Mamadu Balde, Maria Aurora Abissa Sano, todos deputados expulsos do PAIGC.
Mas ainda o secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), Florentino Mendes Pereira, o vice-presidente do mesmo partido e ministro das Pescas no Governo demissionário, Orlando Mendes Viegas, o líder do grupo parlamentar do PRS,Certório Biote, e o dirigente da mesma formação política, Domingos Quade.
Ainda do PRS são alvo de sanções Carlitos Barai e Domingos Malu, actual e antigo ministro da Saúde Pública.
Constam ainda na lista o antigo Procurador-geral da República António Sedja Man e o actual titular deste órgão, Bacari Biai, o ministro do Interior do Governo demissionário, Botche Cande, Herson Gougjabi Vaz, filho do Presidente guineense, e os também ministros do Comércio, Victor Madinga, e do Turismo, Fernando Vaz.
pt.rfi.fr
ISSOUF SANOGO / AFP
A Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) divulgou hoje a lista de sanções contra 19 individualidades guineenses entre as quais se encontra o Procurador-geral da República, Bacari Biai.
Esta lista é divulgada como consequência ao incumprimento do Acordo de Conacri proposto pela CEDEAO em Outubro de 2016 com o objectivo de acabar com a crise política na Guiné-Bissau e eleger um primeiro-ministro de consenso.
Na lista dos sancionados constam: Braima Camará, Rui Dia de Sousa, Soares Sambu, Abel da Silva Gomes, Manuel Nascimento Lopes, Eduardo Mamadu Balde, Maria Aurora Abissa Sano, todos deputados expulsos do PAIGC.
Mas ainda o secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), Florentino Mendes Pereira, o vice-presidente do mesmo partido e ministro das Pescas no Governo demissionário, Orlando Mendes Viegas, o líder do grupo parlamentar do PRS,Certório Biote, e o dirigente da mesma formação política, Domingos Quade.
Ainda do PRS são alvo de sanções Carlitos Barai e Domingos Malu, actual e antigo ministro da Saúde Pública.
Constam ainda na lista o antigo Procurador-geral da República António Sedja Man e o actual titular deste órgão, Bacari Biai, o ministro do Interior do Governo demissionário, Botche Cande, Herson Gougjabi Vaz, filho do Presidente guineense, e os também ministros do Comércio, Victor Madinga, e do Turismo, Fernando Vaz.
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quarta-feira, fevereiro 07, 2018
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Fernando Casimiro - Pessoalmente acho esta lista desenquadrada, injusta e irrealista com o espírito da iniciativa de solucionar a crise política na Guiné-Bissau, sendo igualmente abusiva aos direitos fundamentais
Fernando Casimiro
Admira-me que uma organização regional da dimensão da CEDEAO avance com uma lista nominal de pessoas a sancionar por via da crise política na Guiné-Bissau, sem considerar a necessidade imperiosa de identificar detalhadamente essas pessoas, por via dos seus registos de identidade/identificação, seja pelos seus Bilhetes de identidade, seja pelos seus Passaportes.
Como sancionar pessoas supostamente constantes da lista de sanções da CEDEAO, quando nalguns casos, os seus nomes estão incompletos e, noutros, estão simplesmente mal redigidos?
Também temos o caso de haver muitos nomes coincidentes na Guiné-Bissau e sem detalhes concretos, como identificar alguém pelo seu primeiro e último nome, quando pode haver centenas de pessoas com o mesmo primeiro e último nome/apelido?
Está claro que não houve nenhuma solicitação da CEDEAO às autoridades da Guiné-Bissau no sentido de lhe serem facultados detalhes de registos de identidade/identificação das pessoas tidas como alvo de sanções, o que demonstra que, para a CEDEAO, internamente, ou seja, na Guiné-Bissau, as sanções nada valem, pois se valessem, na Guiné-Bissau é que se deveria confiscar os passaportes, congelar as contas bancárias etc., etc., de quem supostamente é sancionado.
Pessoalmente acho esta lista desenquadrada, injusta e irrealista com o espírito da iniciativa de solucionar a crise política na Guiné-Bissau, sendo igualmente abusiva aos direitos fundamentais.
Se todos conhecemos a realidade da crise política na Guiné-Bissau, então conhecemos igualmente todas as partes envolvidas na crise e alegadamente, na obstrução do (des) Acordo de Conacri. Qual foi o critério utilizado pela CEDEAO para sancionar uns e ilibar outros?
Pessoalmente creio que todo o cidadão tem o direito de se defender de injustiças, recorrendo à Justiça. Que os compatriotas alvos destas sanções apresentem queixa junto das nossas autoridades judiciais contra a CEDEAO, numa primeira instância e, no Tribunal da CEDEAO numa fase seguinte.
As decisões políticas, ainda que da CEDEAO não devem, não podem pôr em causa os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, a não ser que, validadas pelas instâncias judiciais competentes.
Ninguém cometeu crimes susceptíveis de merecer sanções, por via de ausência de consensos políticos que permitam implementar o (des) Acordo de Conacri, um instrumento que, mesmo que tivesse merecido consenso das partes da crise política guineense, teria que ser legitimado na Assembleia Nacional Popular, entretanto bloqueada e, publicado no Boletim Oficial, estando assim sujeito a solicitações de fiscalização da constitucionalidade e da legalidade, o que não aconteceu.
Sancionar quem e porquê, quando não houve ruptura constitucional na Guiné-Bissau e quer o Presidente da República, quer os Deputados da Nação foram eleitos pelo Povo Guineense?
Positiva e construtivamente.
Didinho 07.02.2018
Admira-me que uma organização regional da dimensão da CEDEAO avance com uma lista nominal de pessoas a sancionar por via da crise política na Guiné-Bissau, sem considerar a necessidade imperiosa de identificar detalhadamente essas pessoas, por via dos seus registos de identidade/identificação, seja pelos seus Bilhetes de identidade, seja pelos seus Passaportes.
Como sancionar pessoas supostamente constantes da lista de sanções da CEDEAO, quando nalguns casos, os seus nomes estão incompletos e, noutros, estão simplesmente mal redigidos?
Também temos o caso de haver muitos nomes coincidentes na Guiné-Bissau e sem detalhes concretos, como identificar alguém pelo seu primeiro e último nome, quando pode haver centenas de pessoas com o mesmo primeiro e último nome/apelido?
Está claro que não houve nenhuma solicitação da CEDEAO às autoridades da Guiné-Bissau no sentido de lhe serem facultados detalhes de registos de identidade/identificação das pessoas tidas como alvo de sanções, o que demonstra que, para a CEDEAO, internamente, ou seja, na Guiné-Bissau, as sanções nada valem, pois se valessem, na Guiné-Bissau é que se deveria confiscar os passaportes, congelar as contas bancárias etc., etc., de quem supostamente é sancionado.
Pessoalmente acho esta lista desenquadrada, injusta e irrealista com o espírito da iniciativa de solucionar a crise política na Guiné-Bissau, sendo igualmente abusiva aos direitos fundamentais.
Se todos conhecemos a realidade da crise política na Guiné-Bissau, então conhecemos igualmente todas as partes envolvidas na crise e alegadamente, na obstrução do (des) Acordo de Conacri. Qual foi o critério utilizado pela CEDEAO para sancionar uns e ilibar outros?
Pessoalmente creio que todo o cidadão tem o direito de se defender de injustiças, recorrendo à Justiça. Que os compatriotas alvos destas sanções apresentem queixa junto das nossas autoridades judiciais contra a CEDEAO, numa primeira instância e, no Tribunal da CEDEAO numa fase seguinte.
As decisões políticas, ainda que da CEDEAO não devem, não podem pôr em causa os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, a não ser que, validadas pelas instâncias judiciais competentes.
Ninguém cometeu crimes susceptíveis de merecer sanções, por via de ausência de consensos políticos que permitam implementar o (des) Acordo de Conacri, um instrumento que, mesmo que tivesse merecido consenso das partes da crise política guineense, teria que ser legitimado na Assembleia Nacional Popular, entretanto bloqueada e, publicado no Boletim Oficial, estando assim sujeito a solicitações de fiscalização da constitucionalidade e da legalidade, o que não aconteceu.
Sancionar quem e porquê, quando não houve ruptura constitucional na Guiné-Bissau e quer o Presidente da República, quer os Deputados da Nação foram eleitos pelo Povo Guineense?
Positiva e construtivamente.
Didinho 07.02.2018
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quarta-feira, fevereiro 07, 2018
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O Partido da Renovação Social (PRS) realiza esta manhã uma conferência de imprensa para abordar os últimos desenvolvimentos políticos, destaque para lista dos sancionados divulgado pela CEDEAO e a formação do novo governo, informa a fonte partidária.
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quarta-feira, fevereiro 07, 2018
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CEDEAO - PARECER E SER !
A credibilidade desta organização está Irremediavelmente abalada , depois do seu documento e decisão aparecer num dos mais Avesso Blog que há memória ! E, no momento que estou a escrever este texto , ainda corre-me dúvida se a lista dos sancionados é mesmo este ? Ou se tem um que ainda está por vir ! Talvez , porque viu-se mais de 3 listas espalhados nas redes sócias - a qual um deles consta meu pobre nome- que tornou mais questionável a questão de dentre todas não apareceu nomes de JOSÉ MÁRIO VAZ, DOMINGOS SIMÕES PEREIRA (excepto) E CIPRIANO CASSAMA !
O algo que na verdade mine a credibilidade da CEDEAO é questão da lista ter nomes de pessoas que não assinaram dito acordo de Conacri ! O essencial dos que realmente merecem ser castigados saírem ilesos , todavia , isto parece uma encomenda feita por incombessero - depois de ouvir e ler comunicado conjunto de ONU e UA - sobre a Guiné-Bissau ! Percebe-se , porque isto é política , não podemos esperar coerência e comprimento razoável da decisão , mas a lista ora divulgado no site é calamitoso
Abordamos outra questão: o jubilo a CEDEAO por parte de pessoas que os julgavam num passado recente , mostra tamanha incoerência, em especial a uma certa pessoa - que recentemente num comício no espaço verde - chamou a CEDEAO de " muntrus " e, hoje aparece para enaltecer a organização na quilo que é mais dúbio decisão! Onde está coerência destes políticos na reserva ? E ainda muitos tiverem desplante de assinar em nome intelectuais apartidario ! Embora uns são a qual nutro grande respeito e admiração.
Carlos Sambu
O algo que na verdade mine a credibilidade da CEDEAO é questão da lista ter nomes de pessoas que não assinaram dito acordo de Conacri ! O essencial dos que realmente merecem ser castigados saírem ilesos , todavia , isto parece uma encomenda feita por incombessero - depois de ouvir e ler comunicado conjunto de ONU e UA - sobre a Guiné-Bissau ! Percebe-se , porque isto é política , não podemos esperar coerência e comprimento razoável da decisão , mas a lista ora divulgado no site é calamitoso
Abordamos outra questão: o jubilo a CEDEAO por parte de pessoas que os julgavam num passado recente , mostra tamanha incoerência, em especial a uma certa pessoa - que recentemente num comício no espaço verde - chamou a CEDEAO de " muntrus " e, hoje aparece para enaltecer a organização na quilo que é mais dúbio decisão! Onde está coerência destes políticos na reserva ? E ainda muitos tiverem desplante de assinar em nome intelectuais apartidario ! Embora uns são a qual nutro grande respeito e admiração.
Carlos Sambu
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quarta-feira, fevereiro 07, 2018
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La CEDEAO adopte des sanctions personnelles pour le non respect de l’accord de Conakry en Guinée Bissau???
Ecowas_Cedeao
Les Chefs d’Etat et de Gouvernement de la Communauté Economique des Etats de l’Afrique de l’Ouest (CEDEAO) ont mis en œuvre des sanctions individuelles contre les personnes ou organisations qui entravent le processus de sortie de crise en Guinée Bissau.
Lors de leur Session extraordinaire du 27 janvier 2018, ils avaient appelé les parties bissau-guinéennes à appliquer l’Accord de Conakry, faute de quoi des sanctions collectives et individuelles seront appliquées dès le 1er février 2018 à l’encontre de ces personnes ou organisations.
Par la Décision A/DEC.2.01/2018 signée du Président en exercice de la CEDEAO, S.E.M. Faure Essozimna GNASSINGBE, Président de la République Togolaise, et soucieux de favoriser la restauration de la gouvernance démocratique et le respect de l'état de droit en Guinée Bissau, les dirigeants ouest-africains ont pris des sanctions à l’encontre de plusieurs bissau-guinéens.
Les personnes sanctionnées sont : Braima Camara, Rui Dia de Sousa, Soares Sambu, Abel da Silva Gomes, Manuel Nascimento Lopes, Eduardo Mamadu Balde, Maria Aurora Abissa Sano, Florentino Mendes Pereira, Orlando Mendes Viegas, Certorio Biote, Domingos Quade, Carlitos Barai, Domingos Malu, Antonio Sedja Man, Bacari Biai, Botche Cande, Herson Gougjabi Vaz, Victor Madinga, Fernando Vaz.
Le Comité de suivi de la mise en œuvre des sanctions, composé du Togo, de la Guinée et de la Commission de la CEDEAO, se réserve le droit de réviser la liste des personnes sanctionnées en fonction de l’évolution de la situation.
Les sanctions qui sont imposées à ces personnes portent sur la suspension de leur participation aux activités de la Communauté, l’interdiction de voyager et la dénégation de visas à leur encontre et des membres de leurs familles, ainsi que le gel de leurs avoirs financiers et de ceux de leurs familles partout où ils se trouvent.
Ces différentes sanctions sont énoncées par l’Acte additionnel A/SA.13/02/12 du 17 février 2012 portant régimes des sanctions à l’encontre des Etats membres qui n’honorent pas leurs obligations vis-à-vis de la CEDEAO, et par l'article 45 du Protocole sur la Démocratie et la Bonne Gouvernance.
Aux termes de cette Décision, la Commission ainsi que le Conseil de Paix et de Sécurité de l'Union Africaine, l'Organisation internationale de la francophonie, la CPLP, l'Union Européenne, et l'Organisation des Nations Unies sont appelés à apporter leur soutien à la CEDEAO pour l’application desdites sanctions.
Abuja, le 5 février 2018
Les Chefs d’Etat et de Gouvernement de la Communauté Economique des Etats de l’Afrique de l’Ouest (CEDEAO) ont mis en œuvre des sanctions individuelles contre les personnes ou organisations qui entravent le processus de sortie de crise en Guinée Bissau.
Lors de leur Session extraordinaire du 27 janvier 2018, ils avaient appelé les parties bissau-guinéennes à appliquer l’Accord de Conakry, faute de quoi des sanctions collectives et individuelles seront appliquées dès le 1er février 2018 à l’encontre de ces personnes ou organisations.
Par la Décision A/DEC.2.01/2018 signée du Président en exercice de la CEDEAO, S.E.M. Faure Essozimna GNASSINGBE, Président de la République Togolaise, et soucieux de favoriser la restauration de la gouvernance démocratique et le respect de l'état de droit en Guinée Bissau, les dirigeants ouest-africains ont pris des sanctions à l’encontre de plusieurs bissau-guinéens.
Les personnes sanctionnées sont : Braima Camara, Rui Dia de Sousa, Soares Sambu, Abel da Silva Gomes, Manuel Nascimento Lopes, Eduardo Mamadu Balde, Maria Aurora Abissa Sano, Florentino Mendes Pereira, Orlando Mendes Viegas, Certorio Biote, Domingos Quade, Carlitos Barai, Domingos Malu, Antonio Sedja Man, Bacari Biai, Botche Cande, Herson Gougjabi Vaz, Victor Madinga, Fernando Vaz.
Le Comité de suivi de la mise en œuvre des sanctions, composé du Togo, de la Guinée et de la Commission de la CEDEAO, se réserve le droit de réviser la liste des personnes sanctionnées en fonction de l’évolution de la situation.
Les sanctions qui sont imposées à ces personnes portent sur la suspension de leur participation aux activités de la Communauté, l’interdiction de voyager et la dénégation de visas à leur encontre et des membres de leurs familles, ainsi que le gel de leurs avoirs financiers et de ceux de leurs familles partout où ils se trouvent.
Ces différentes sanctions sont énoncées par l’Acte additionnel A/SA.13/02/12 du 17 février 2012 portant régimes des sanctions à l’encontre des Etats membres qui n’honorent pas leurs obligations vis-à-vis de la CEDEAO, et par l'article 45 du Protocole sur la Démocratie et la Bonne Gouvernance.
Aux termes de cette Décision, la Commission ainsi que le Conseil de Paix et de Sécurité de l'Union Africaine, l'Organisation internationale de la francophonie, la CPLP, l'Union Européenne, et l'Organisation des Nations Unies sont appelés à apporter leur soutien à la CEDEAO pour l’application desdites sanctions.
Abuja, le 5 février 2018
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quarta-feira, fevereiro 07, 2018
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Declaração conjunta da União Africana e das Nações Unidas sobre a Guiné-Bissau
O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, e o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, expressam sua preocupação com a prolongada crise política na Guiné-Bissau, apesar das múltiplas oportunidades oferecidas aos principais interessados políticos para chegar a um arranjo consensual. |
Condenam as recentes medidas tomadas pelas autoridades nacionais para evitar que o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) reúna e realize o seu Congresso, incluindo a ordem dada aos serviços de segurança nacional para evacuar e fechar a sede do partido. Apelam a todas as autoridades relevantes para que respeitem rigorosamente os direitos internacionais dos direitos humanos e direito humanitário e removam imediatamente todas as restrições ao direito à reunião pacífica, à participação política e à liberdade de expressão.
O Presidente da Comissão da União Africana e o Secretário Geral das Nações Unidas subscrevem plenamente as recentes decisões sobre a Guiné-Bissau tomadas pela Autoridade dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) à margem da Cimeira da União Africana em Adis Abeba, Etiópia, em 27 de janeiro, e aprovada pela 30ª Sessão Ordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da União Africana em 29 de janeiro de 2018 e saúda o comunicado emitido pela missão ministerial da CEDEAO que visitou a Guiné-Bissau entre 31 de janeiro e 1 de fevereiro. Eles apoiam as medidas tomadas pela CEDEAO contra "obstrucionistas políticos" no país. Reiteram o seu apoio à centralidade do Acordo de Conacri que, entre outras coisas, prevê a nomeação de um primeiro-ministro consensual e solicita aos principais interessados políticos que implementem de forma fiel e urgente o presente Acordo, bem como o Roteiro da CEDEAO que todos subscreveram.
O Presidente da Comissão da União Africana e o Secretário-Geral das Nações Unidas reafirmam o seu empenho em continuar a acompanhar de perto todos os desenvolvimentos políticos e apoiar a CEDEAO nos seus esforços para assegurar uma rápida resolução da crise prolongada na Guiné-Bissau e Pronto para empregar medidas adicionais, caso a situação o justifique.
Addis Abeba / Nova York, 3 de fevereiro de 2018
uniogbis.unmissions.org
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quarta-feira, fevereiro 07, 2018
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SOBRE AS LISTAS DE SANÇÕES DA CEDEAO
Fonte: Umaro Djau II
Circulam duas listas das pessoas sancionadas pela CEDEAO à luz de não-cumprimento do Acordo de Conacri.
Mas, há vários aspectos que não batem certo sobre as autenticidades das listas em circulação.
PRIMEIRO: A Missão da CEDEAO na Guiné-Bissau oficialmente não recebeu nenhuma informação neste sentido, pelo menos até ao final da tarde de hoje, terça-feira.
SEGUNDO: O Representante da Guiné-Bissau na CEDEAO, Henrique Adriano da Silva, também não tem nenhuma informação neste sentido. Aliás, o Embaixador guineense já enviou uma nota para o Presidente da Comissão da CEDEAO, pedindo esclarecimentos sobre a existência ou não das mesmas listas. Até neste momento, Henrique da Silva ainda não recebeu nenhuma resposta.
TERCEIRO: Tanto o Presidente da Comissão da CEDEAO, Marcel Alain De Souza como a Comissária para os Assuntos Políticos da organização encontram-se neste momento em Libéria. A Comissária para os Assuntos Políticos não tem nenhum conhecimento sobre as listas dos sancionados.
QUARTO: O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Togo, Robert Dussey, que está a presidir o Conselho de Ministros da CEDEAO, encontra-se neste momento em Nova Iorque.
CONCLUSÃO: que cada um tire a sua!
Entretanto, um jornalista (nacional ou internacional) tem a função de:
a) Procurar informação (das fontes)
b) Analisar qualquer informação recebida com cuidado (VERIFICAR)
c) Disseminar a mesma informação
d) Em quando em dúvida (sobretudo nesta era de manipulação)… esperar até que as informações sejam oficialmente confirmadas pelas autoridades competentes.
Abraços,
--Umaro Djau II
P.S.: Todos nós sabemos de que a CEDEAO já disse que ia aplicar sanções. Agora teremos que esperar pela publicação oficial da lista ou listas dos sancionados. E quando elas aparecerem, peço aos meus colegas jornalistas que façam o mínimo esforço de as autenticar, em primeiro lugar.
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quarta-feira, fevereiro 07, 2018
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terça-feira, 6 de fevereiro de 2018
80% das pessoas fingem estar mexendo no celular durante uma situação constrangedora.
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terça-feira, fevereiro 06, 2018
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CEDEAO coloca guineenses sob sanções
Braima Camará, do "grupo dos 15" aponta o dedo a Domingos Simões Pereira e Cipriano Cassamá
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) elaborou uma lista de personalidades da Guiné-Bissau alvo de sanções, que, segundo a organização, obstruíram a implementação do Acordo de Conacri.
A notícia é avançada por vários meios de comunicação internacionais e fontes bem colocadas afirmam que o documento, com data de 4 de Fevereiro e assinado pelo Presidente do Togo, Faure Gnassingbe, actual presidente da CEDEAO, aguarda algumas formalidades antes de ser publicado oficialmente.
Entre os principais decisores políticos, apenas o secretário-geral do PRS, Florentino Mendes Pereira, foi sancionado.
Da lista constam os dois últimos procuradores-gerais da República, vários elementos do chamado “grupo dos 15”, entre eles o seu coordenador Braima Camara, e um filho do Presidente da República, José Mário Vaz.
As sanções incluem a suspensão de participação nas actividades da CEDEAO, proibição de viagens e vistos às pessoas sancionadas e suas famílias e o congelamento de contas bancárias dos visados e dos respectivos membros da família.
Reacções
Em Bissau, ainda não há reacções oficiais, em virtude de o documento não ter sido divulgado pelos canais diplomáticos e formais.
A VOA falou com o deputado Braima Camará, cujo nome aparece na lista e que é apontado como coordenador do chamado “grupo dos 15”, afastados pela direcção do PAIGC.
Camará diz não acreditar numa decisão do tipo e que tudo não passa de uma encomenda.
“Não passa de uma lista manipulada, de uma mentira forjada por um certo sector politico aqui na Guiné-Bissau”, diz Camará, lembrando que a CEDEAO tem os seus procedimentos e tem uma representação oficial em Bissau, que deveria entrar em contacto com as pessoas citadas, “o que não aconteceu”.
Aquele deputado acrescenta não haver motivos para sanções porque “nós somos políticos, somos dirigentes, somos pacíficos, somos democratas e estamos no exercício das nossas actividades”
Questionado sobre o facto de nenhum líder partidário nem o Presidente da República constar da lista, Camará sublinhou que “isto prova que é uma lista falsa”.
“Se houvesse sanções, a primeira pessoa a ser sancionada seria o engenheiro Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC, segundo o engenheiro Cipriano Cassamá, presidente da Assembleia Nacional Popular, que usurpou competências do plenário da Assembleia, bloqueando o seu exercício e funcionamento”.
Recorde-se que a CEDEAO anunciou que iria impor sanções aos dirigentes guineenses que obstruíram o cumprimento do Acordo de Conacri a partir do dia 1 de Fevereiro.
VOA
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terça-feira, fevereiro 06, 2018
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Algumas questões, enquanto simples cidadão, ao Sr. Presidente do PAIGC, Engº. Domingos Simões Pereira, a quem aproveito para felicitar pela sua reeleição no dirigismo máximo do seu partido.
1 - Ainda acredita que o Acordo de Conacri é a única solução para a crise política, institucional e social na Guiné-Bissau?
2 - Como encara a legitimidade dos órgãos de soberania da República da Guiné-Bissau face à insistência no dito Acordo de Conacri, ignorando, preterindo a Constituição e as Leis da República da Guiné-Bissau?
3 - Tendo sido Primeiro-ministro e almejando voltar a ser Primeiro-ministro, caso o seu partido volte a ganhar as próximas eleições legislativas com maioria, como qualifica a postura de não acatamento, de incumprimento, de Acórdãos judiciais, por parte do seu partido, com reflexos no órgão de soberania que é a Assembleia Nacional Popular?
4 - Por que razão o PAIGC recorreu à CEDEAO para garantir a protecção da sua sede, através das forças da ECOMIB, quando a missão da segurança interna, pública ou privada, recai sobre as autoridades nacionais, públicas, ou privadas, conforme o contexto?
5 - Estava ciente do risco de confrontação entre as forças de defesa e segurança da Guiné-Bissau, com as forças da ECOMIB?
6 - Como pensa o PAIGC contribuir para a organização e realização de eleições legislativas no calendário previsto, ou com adiamento, quando não demonstra flexibilidade para novas abordagens que não o Acordo de Conacri?
7 - Qual é a sua visão/posição pessoal, sobre o bloqueio e em consequência, a disfuncionalidade da Assembleia Nacional Popular por influência e com o suporte do seu partido PAIGC?
8 - Como pensa que pode haver eleições legislativas ou mesmo presidenciais, na Guiné-Bissau, estando a Assembleia Nacional Popular bloqueada?
9 - Como pensa contribuir na promoção da unidade nacional, na estabilidade política e governativa, visando uma coabitação desejável, sustentável com o Presidente da República, continuando a desferir publicamente acusações e suspeições graves ao Presidente da República?
10 - Por que não criou um partido político à sua imagem e "medida", quando se lhe reconhecem capacidades para tal, ao invés de entrar em disputas internas demonstrativas de que, o PAIGC, é o caminho mais fácil para se chegar ao poder na Guiné-Bissau e, por via disso, por que não lutar no PAIGC e, pelo PAIGC?
Obrigado.
Positiva e construtivamente.
Didinho 06.02.2018
Fernando Casimiro
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terça-feira, fevereiro 06, 2018
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O sindicato da ARN, reage a falsa noticia difundida na radio Bombolon
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terça-feira, fevereiro 06, 2018
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Guiné-Bissau: Partidos faltam à chamada do primeiro-ministro para formar Governo
Os cinco partidos com representação parlamentar demarcaram-se esta terça-feira da primeira reunião convocada por Artur Silva para discutir a formação de um Governo de consenso na base do Acordo de Conacri.
Palácio do Governo da Guiné-Bissau
Augusto Olivais, do PAIGC, era apontado pela CEDEAO como a figura de consenso nas negociações decorridas em Conacri para resolver a crise política na Guiné-Bissau. Mas o Presidente guineense, José Mário Vaz, nomeou Artur Silva como primeiro-ministro.
A própria CEDEAO considerou em comunicado emitido em Bissau, que a nomeação de um primeiro-ministro de consenso não foi respeitada. Exige o cumprimento do acordado em Conacri, tendo ainda afirmado que sem essas premissas não estarão reunidas as condições para que as próximas eleições legislativas sejam credíveis.
Esta terça-feira (06.02), com a ausência dos partidos à convocação do novo primeiro-ministro no palácio do Governo para discutir o futuro Executivo, Artur Silva teve de se deslocar às sedes partidárias para as auscultações. Não se sabe o que foi discutido ao certo com as formações políticas, uma vez que a agenda dos encontros não foi divulgada. E ainda não há qualquer data prevista para a formação do Executivo.
Um ponto de cada vez
Artur Silva é o novo primeiro-ministro guineense
Agnelo Regala, porta-voz do Coletivo dos Políticos Democráticos, que agrupa quatro das cinco formações partidárias com assento parlamentar, afirma que não se pode ir discutir com Artur Silva a formação de um Governo de consenso sem que se tenha respeitado a nomeação de um primeiro-ministro de consenso, que seria o ponto um do Acordo de Conacri, assinado em 2016.
"Por questões de coerência, nós dissemos ao primeiro-ministro indigitado que não poderíamos ir discutir o ponto dois, quando o ponto um ainda não estaria resolvido”, explica, em declarações à DW África.
Para Regala, "seria necessário resolver o problema do primeiro-ministro do consenso e em seguida discutir a formação de um Governo inclusivo, em função daquilo que está estabelecido no acordo”.
Artur Silva acredita na formação de um Executivo
Mesmo com as críticas de que foi alvo por aceitar assumir o cargo de primeiro-ministro, gerando contestação no seio das formações partidárias, Artur Silva ainda acredita que será capaz de formar um Governo dentro do espírito do Acordo de Conacri.
"Temos de aceitar as críticas, que são sempre bem-vindas”, sublinha.
"Vamos tentar formar um Governo com todos os partidos parlamentares e tentar sentar à mesma mesa para negociar a participação com os signatários do Acordo de Conacri na base do mesmo roteiro proposto pela CEDEAO”, diz o primeiro-ministro.
Executivo contará com 15 expulsos do PAIGC?
Apesar de o grupo dos quinze deputados expulsos do PAIGC ter acusado o novo primeiro-ministro de violar as leis do país, ao mandar retirar as forças de segurança da sede do PAIGC, permitindo a realização do congresso, Artur Silva garante que vai contar com o grupo no seu Governo.
Por sua vez, o porta-voz do Partido da Renovação Social afirma em declarações à DW África que se o seu partido receber convite para participar no Governo, a decisão terá que ser tomada na reunião da Comissão Política do partido.
"É regra do PRS alinhar-se ao cumprimento dos estatutos. Quando formos convidados para o Governo teremos que levar o nome à comissão política, que terá sempre a ultima palavra”, frisou Vítor Pereira.
O Presidente guineense, José Mário Vaz, nomeou, na semana passada, o ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros, para o cargo de Primeiro-ministro. Artur Silva é o sexto chefe do Executivo nomeado pelo actual Presidente guineense no espaço de três anos, e terá como primeiro objetivo a preparação e realização de eleições legislativas nos próximos meses.
dw.com/pt
Palácio do Governo da Guiné-Bissau
Augusto Olivais, do PAIGC, era apontado pela CEDEAO como a figura de consenso nas negociações decorridas em Conacri para resolver a crise política na Guiné-Bissau. Mas o Presidente guineense, José Mário Vaz, nomeou Artur Silva como primeiro-ministro.
A própria CEDEAO considerou em comunicado emitido em Bissau, que a nomeação de um primeiro-ministro de consenso não foi respeitada. Exige o cumprimento do acordado em Conacri, tendo ainda afirmado que sem essas premissas não estarão reunidas as condições para que as próximas eleições legislativas sejam credíveis.
Esta terça-feira (06.02), com a ausência dos partidos à convocação do novo primeiro-ministro no palácio do Governo para discutir o futuro Executivo, Artur Silva teve de se deslocar às sedes partidárias para as auscultações. Não se sabe o que foi discutido ao certo com as formações políticas, uma vez que a agenda dos encontros não foi divulgada. E ainda não há qualquer data prevista para a formação do Executivo.
Um ponto de cada vez
Artur Silva é o novo primeiro-ministro guineense
Agnelo Regala, porta-voz do Coletivo dos Políticos Democráticos, que agrupa quatro das cinco formações partidárias com assento parlamentar, afirma que não se pode ir discutir com Artur Silva a formação de um Governo de consenso sem que se tenha respeitado a nomeação de um primeiro-ministro de consenso, que seria o ponto um do Acordo de Conacri, assinado em 2016.
"Por questões de coerência, nós dissemos ao primeiro-ministro indigitado que não poderíamos ir discutir o ponto dois, quando o ponto um ainda não estaria resolvido”, explica, em declarações à DW África.
Para Regala, "seria necessário resolver o problema do primeiro-ministro do consenso e em seguida discutir a formação de um Governo inclusivo, em função daquilo que está estabelecido no acordo”.
Artur Silva acredita na formação de um Executivo
Mesmo com as críticas de que foi alvo por aceitar assumir o cargo de primeiro-ministro, gerando contestação no seio das formações partidárias, Artur Silva ainda acredita que será capaz de formar um Governo dentro do espírito do Acordo de Conacri.
"Temos de aceitar as críticas, que são sempre bem-vindas”, sublinha.
"Vamos tentar formar um Governo com todos os partidos parlamentares e tentar sentar à mesma mesa para negociar a participação com os signatários do Acordo de Conacri na base do mesmo roteiro proposto pela CEDEAO”, diz o primeiro-ministro.
Executivo contará com 15 expulsos do PAIGC?
Apesar de o grupo dos quinze deputados expulsos do PAIGC ter acusado o novo primeiro-ministro de violar as leis do país, ao mandar retirar as forças de segurança da sede do PAIGC, permitindo a realização do congresso, Artur Silva garante que vai contar com o grupo no seu Governo.
Por sua vez, o porta-voz do Partido da Renovação Social afirma em declarações à DW África que se o seu partido receber convite para participar no Governo, a decisão terá que ser tomada na reunião da Comissão Política do partido.
"É regra do PRS alinhar-se ao cumprimento dos estatutos. Quando formos convidados para o Governo teremos que levar o nome à comissão política, que terá sempre a ultima palavra”, frisou Vítor Pereira.
O Presidente guineense, José Mário Vaz, nomeou, na semana passada, o ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros, para o cargo de Primeiro-ministro. Artur Silva é o sexto chefe do Executivo nomeado pelo actual Presidente guineense no espaço de três anos, e terá como primeiro objetivo a preparação e realização de eleições legislativas nos próximos meses.
dw.com/pt
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terça-feira, fevereiro 06, 2018
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Carnaval 2018 - Chão de Papel/Varela e Biombo ameaçam não tomar parte no desfile
Bissau, 06 Fev 18 (ANG) – O agrupamento cultural “Chão de Papel/Varela” e a região de Biombo poderão não participar no desfile do carnaval 2018, se até lá o governo não desbloquear o prémio da edição anterior de que foram vencedores em primeiro e segundo lugar respectivamente.
A advertência foi feita hoje pelo responsável do grupo de Chão de Papel/Varela, Inocêncio Gomes Correia ao ser questionado pela ANG sobre os preparativos para a participação desta agremiação cultural no desfile da folia deste ano.
Inocêncio Correia acrescentou que os dois grupos têm estado em contacto permanente para alinhar posições reivindicativas.
“Entendemos que é uma forma de manifestarmos o nosso descontentamento para com os ministérios da cultura e das finanças”, explicou tendo avançado que vão contactar o grupo da região de Cacheu, que ficou na terceira posição em 2017, para que adira à essa forma de reivindicação.
De acordo com este responsável, sempre que contactado o diretor-geral só responde nestes termos: “até ao momento o dinheiro para prémio dos vencedores do carnaval 2017 não foi desbloqueado pelo ministério das finanças”.
Em causa está os sete milhões de francos Chão de Papel/Varela devia receber o que não foi o caso até agora.
ANG/JD/JAM/SG
A advertência foi feita hoje pelo responsável do grupo de Chão de Papel/Varela, Inocêncio Gomes Correia ao ser questionado pela ANG sobre os preparativos para a participação desta agremiação cultural no desfile da folia deste ano.
Inocêncio Correia acrescentou que os dois grupos têm estado em contacto permanente para alinhar posições reivindicativas.
“Entendemos que é uma forma de manifestarmos o nosso descontentamento para com os ministérios da cultura e das finanças”, explicou tendo avançado que vão contactar o grupo da região de Cacheu, que ficou na terceira posição em 2017, para que adira à essa forma de reivindicação.
De acordo com este responsável, sempre que contactado o diretor-geral só responde nestes termos: “até ao momento o dinheiro para prémio dos vencedores do carnaval 2017 não foi desbloqueado pelo ministério das finanças”.
Em causa está os sete milhões de francos Chão de Papel/Varela devia receber o que não foi o caso até agora.
ANG/JD/JAM/SG
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terça-feira, fevereiro 06, 2018
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Sindicato de Motorista garante formação para associados
Bissau, 06 Fev 18 (ANG) - O Sindicato dos Motoristas da Guiné-Bissau (SIMAPPA) assinou hoje um acordo de parceria com a empresa de prestação de serviço na área de transporte (BISCAR SARL), no domínio de formação sobre as regras básicas de um condutor.
Após a assinatura do referido acordo, o presidente de SIMAPPA, Abdu Nancó explicou que a iniciativa se enquadra no programa da organização sobre a cooperação bilateral visando o aumento das capacidades de prestação dos motoristas.
Segundo Abudu Nancó, a colaboração da empresa BISCAR SARL vai contribuir para uma maior segurança rodoviária, nomeadamente com a diminuição de acidentes nas estradas.
Nancó frisou que a questão de acidentes não depende unicamente dos condutores. “Na Guiné-Bissau as más condições das estradas também contam”, disse aquele responsável.
Por sua vez, o conselheiro da Empresa BISCAR SARL António Jorge Belé destacou que para ser bom condutor é necessário respeitar os critérios pré-estabelecidos da circulação rodoviária, pelo que as regras básicas de um condutor vai permitir-lhe desempenhar melhor a sua actividade.
BISCAR SARL, segundo declarações de António Belé, iniciou a funcionar no país há menos de um ano, e além de formação também fornece motoristas em caso de solicitação de interessados.
“Muitas pessoas já solicitaram o nosso serviço e ficaram satisfeitos”, referiu Jorge Belé que assegurou que a empresa irá empenhar-se, ao fundo, nesta sua parceria com o SIMAPPA.
ANG/AALS/SG
Após a assinatura do referido acordo, o presidente de SIMAPPA, Abdu Nancó explicou que a iniciativa se enquadra no programa da organização sobre a cooperação bilateral visando o aumento das capacidades de prestação dos motoristas.
Segundo Abudu Nancó, a colaboração da empresa BISCAR SARL vai contribuir para uma maior segurança rodoviária, nomeadamente com a diminuição de acidentes nas estradas.
Nancó frisou que a questão de acidentes não depende unicamente dos condutores. “Na Guiné-Bissau as más condições das estradas também contam”, disse aquele responsável.
Por sua vez, o conselheiro da Empresa BISCAR SARL António Jorge Belé destacou que para ser bom condutor é necessário respeitar os critérios pré-estabelecidos da circulação rodoviária, pelo que as regras básicas de um condutor vai permitir-lhe desempenhar melhor a sua actividade.
BISCAR SARL, segundo declarações de António Belé, iniciou a funcionar no país há menos de um ano, e além de formação também fornece motoristas em caso de solicitação de interessados.
“Muitas pessoas já solicitaram o nosso serviço e ficaram satisfeitos”, referiu Jorge Belé que assegurou que a empresa irá empenhar-se, ao fundo, nesta sua parceria com o SIMAPPA.
ANG/AALS/SG
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terça-feira, fevereiro 06, 2018
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PAIGC de DSP vai se passar a chamar partido_98% em homenagem aos 98% dos votos conseguido no congresso, um feito inédito na democracia dos maiores partidos politicos Guineenses, algo que é só visto nas nações como Correia de Norte ou Venezuela.
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terça-feira, fevereiro 06, 2018
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Condeno e repudia atitude de PRS na pessoa de Doutor Joaquim Batista Correia de querer silenciar rádio BONBOLOM através de uma queixa judicial!
Quais são As funções de um jornalista????
As funções que competem ao jornalista vão além do que meramente informar. Não é preciso ser jornalista para ser informante, uma vez que tudo que atinge os nossos sentidos é informação.
O informante é, sim, a fonte do jornalista. A priori, o que confere status social a um jornalista é o fato de ele utilizar as mídias de massa (jornais, revistas, TV, rádio) em seu ofício e assim ter visibilidade.
A primeira função de um jornalista é transformar informação em notícia, o que implica organizar o grande volume de dados por meio de diversos processos: classificar, priorizar, hierarquizar, incluir, excluir, adaptar, expor etc. Esses processos são tecnicamente chamados de edição!
O trabalho de um jornalista também consiste na transliteração, adequação de linguagem. O jornalista traduz termos técnicos e assuntos complexos em notícia simples para que o leitor leigo possa compreender do que se trata. O jornalista faz uma espécie de mediação!
Fonte: Paigc Paigc
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terça-feira, fevereiro 06, 2018
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"LEITE DE VACA É BOM PARA OS SERES HUMANOS" É A MAIOR MENTIRA - E COMO CONSEGUIRAM ENGANAR VOCÊ POR TANTO TEMPO!
O que você diria se descobrisse que nós não precisamos tanto de leite como a indústria de laticínios diz?
Na verdade, o leite de vaca só é indispensável para os bezerros.
É fato que podemos obter cálcio, potássio e proteína a partir desse ingrediente.
No entanto, essas riquezas também podem ser encontradas em sementes, frutas e legumes.
O que acontece é que bilhões de dólares são investidos em publicidade para que a população seja convencida de que precisamos de leite.
O leite está presente nas refeições de várias pessoas: no café, chá, suco, vitamina...
E o pior, o leite atual é muito mais prejudicial.
Ele não é natural como o de antigamente.
Está cheio de hormônios e drogas como antibióticos
E, quando pasteurizado, pode ser mais prejudicial do que benéfico à saúde.
Há uma crença popular que diz que o leite diminui o risco de fraturas.
Isso não é verdade.
Na verdade, vários estudos, entre os quais um da Escola de Harvard de Saúde Pública, dizem que os laticínios aumentam o risco de doenças como o câncer e pouco contribuem para a saúde os ossos.
Foi possível chegar a essa conclusão quando se observou que o países onde as pessoas pouco consomem laticínios – como os da África e da Ásia – sofrem menos com osteoporose.
Três quartos das pessoas são incapazes de digerir o leite e outros produtos lácteos, mas poucas sabem disso.
Por acreditar nas propagandas, muita gente pensa que leite é um alimento saudável.
Portanto, se você cresceu ouvindo que leite deixa as pessoas mais forte, saiba que a história não é bem assim.
O leite pode até ser rico em proteínas.
Mas tem também muitos aspectos negativos.
Afora o fato que comentamos no início: o leite moderno traz consigo muitos aditivos tóxicos, como os hormônios e os antibióticos que injetam nas vacas.
VÏDEO - DE ONDE VEM O LEITE
O leite, na verdade, forma muco em nosso corpo, causando:
- Alergias
- Infecções no ouvido
- Rinite, sinusite e outros problemas respiratórios
- Anemia
- Constipação
Além disso, o ingrediente pode contribuir para o desenvolvimento de vários cânceres.
A boa notícia é que podemos substituí-lo por ingredientes de origem vegetal, como os leites de arroz, amêndoas, girassol, gergelim e de coco.
Algumas fontes: Escola de de Saúde de Harvard e dr. Mark Hyman
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Curapelanatureza.org
Na verdade, o leite de vaca só é indispensável para os bezerros.
É fato que podemos obter cálcio, potássio e proteína a partir desse ingrediente.
No entanto, essas riquezas também podem ser encontradas em sementes, frutas e legumes.
O que acontece é que bilhões de dólares são investidos em publicidade para que a população seja convencida de que precisamos de leite.
O leite está presente nas refeições de várias pessoas: no café, chá, suco, vitamina...
E o pior, o leite atual é muito mais prejudicial.
Ele não é natural como o de antigamente.
Está cheio de hormônios e drogas como antibióticos
E, quando pasteurizado, pode ser mais prejudicial do que benéfico à saúde.
Há uma crença popular que diz que o leite diminui o risco de fraturas.
Isso não é verdade.
Na verdade, vários estudos, entre os quais um da Escola de Harvard de Saúde Pública, dizem que os laticínios aumentam o risco de doenças como o câncer e pouco contribuem para a saúde os ossos.
Foi possível chegar a essa conclusão quando se observou que o países onde as pessoas pouco consomem laticínios – como os da África e da Ásia – sofrem menos com osteoporose.
Três quartos das pessoas são incapazes de digerir o leite e outros produtos lácteos, mas poucas sabem disso.
Por acreditar nas propagandas, muita gente pensa que leite é um alimento saudável.
Portanto, se você cresceu ouvindo que leite deixa as pessoas mais forte, saiba que a história não é bem assim.
O leite pode até ser rico em proteínas.
Mas tem também muitos aspectos negativos.
Afora o fato que comentamos no início: o leite moderno traz consigo muitos aditivos tóxicos, como os hormônios e os antibióticos que injetam nas vacas.
VÏDEO - DE ONDE VEM O LEITE
O leite, na verdade, forma muco em nosso corpo, causando:
- Alergias
- Infecções no ouvido
- Rinite, sinusite e outros problemas respiratórios
- Anemia
- Constipação
Além disso, o ingrediente pode contribuir para o desenvolvimento de vários cânceres.
A boa notícia é que podemos substituí-lo por ingredientes de origem vegetal, como os leites de arroz, amêndoas, girassol, gergelim e de coco.
Algumas fontes: Escola de de Saúde de Harvard e dr. Mark Hyman
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
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terça-feira, fevereiro 06, 2018
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Descobertos os primeiros exoplanetas fora da nossa galáxia
OKLAHOMA UNIVERSITY
É uma estreia mundial: são os primeiros exoplanetas identificados fora da Via Láctea, a 3,8 mil milhões de anos-luz da Terra, e foram "vistos" graças a uma técnica conhecida por microlentes gravitacionais
Um grupo de astrofísicos da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, anunciou a descoberta dos primeiros exoplanetas identificados fora da nossa galáxia. Trata-se de um grupo de planetas com dimensões que variam entre as de Júpiter e a da Lua e que estão numa galáxia distante, a cerca de 3,8 mil milhões de anos-luz de distância da Terra.
"Estamos muito entusiasmados com esta descoberta", diz o astrofísico que coordenou a equipa, Xinyu Dai. "Esta é a primeira vez que se descobrem planetas fora da Via Láctea", sublinha.
A descoberta foi feita com um método conhecido como microlentes gravitacionais, em que um objeto astronómico, como uma galáxia distante, por exemplo, funciona como lente em relação aos objetos mais distantes, ampliando-os aos olhos do observador.
Nas suas observações, a equipa utilizou o observatório espacial de raiosX Chandra, da NASA. Como explica o coordenador do estudo, que foi publicado na revista científica Astrophysical Journal Letters, a equipa analisou "a assinatura daquela população de planetas, modelando os dados para determinar as suas massas".
Antes desta descoberta não havia nenhuma certeza sobre a existência de exoplanetas noutras galáxias, embora na Via Láctea já tenham sido identificados até ao momento mais de três mil exoplanetas.
"Este é um exemplo de como estas técnicas de análise por microlentes gravitacionais são potentes e eficazes", afirma, por seu turno, Eduardo Guerras, outro dos autores da descoberta, citado num comunicado da Universidade de Oklahoma. "Esta galáxia está a 3,8 mil milhões de anos-luz de distância e não há a mínima hipótese de observar diretamente estes planetas, nem mesmo com os melhores telescópios que possamos neste momento imaginar num cenário de ficção científica", sustenta Eduardo Guerras: Mas, sublinha, "é possível na mesma descobrir esses planetas, estudá-los e até calcular a sua massa". Por isso, conclui este investigador, "isto é ciência muito fixe".
dn.pt
É uma estreia mundial: são os primeiros exoplanetas identificados fora da Via Láctea, a 3,8 mil milhões de anos-luz da Terra, e foram "vistos" graças a uma técnica conhecida por microlentes gravitacionais
Um grupo de astrofísicos da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, anunciou a descoberta dos primeiros exoplanetas identificados fora da nossa galáxia. Trata-se de um grupo de planetas com dimensões que variam entre as de Júpiter e a da Lua e que estão numa galáxia distante, a cerca de 3,8 mil milhões de anos-luz de distância da Terra.
"Estamos muito entusiasmados com esta descoberta", diz o astrofísico que coordenou a equipa, Xinyu Dai. "Esta é a primeira vez que se descobrem planetas fora da Via Láctea", sublinha.
A descoberta foi feita com um método conhecido como microlentes gravitacionais, em que um objeto astronómico, como uma galáxia distante, por exemplo, funciona como lente em relação aos objetos mais distantes, ampliando-os aos olhos do observador.
Nas suas observações, a equipa utilizou o observatório espacial de raiosX Chandra, da NASA. Como explica o coordenador do estudo, que foi publicado na revista científica Astrophysical Journal Letters, a equipa analisou "a assinatura daquela população de planetas, modelando os dados para determinar as suas massas".
Antes desta descoberta não havia nenhuma certeza sobre a existência de exoplanetas noutras galáxias, embora na Via Láctea já tenham sido identificados até ao momento mais de três mil exoplanetas.
"Este é um exemplo de como estas técnicas de análise por microlentes gravitacionais são potentes e eficazes", afirma, por seu turno, Eduardo Guerras, outro dos autores da descoberta, citado num comunicado da Universidade de Oklahoma. "Esta galáxia está a 3,8 mil milhões de anos-luz de distância e não há a mínima hipótese de observar diretamente estes planetas, nem mesmo com os melhores telescópios que possamos neste momento imaginar num cenário de ficção científica", sustenta Eduardo Guerras: Mas, sublinha, "é possível na mesma descobrir esses planetas, estudá-los e até calcular a sua massa". Por isso, conclui este investigador, "isto é ciência muito fixe".
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terça-feira, fevereiro 06, 2018
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Ano letivo 2017/2018: GOVERNO REAFIRMA A IMPLEMENTAÇÃO DE TRÊS PERÍODOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS
A Diretora Geral do Ensino Básico e Secundário, Alanan Francisco Pereira, reafirmou esta segunda-feira, 05 de fevereiro 2018, que o Ministério da Educação Nacional (MEN) decidiu implementar três períodos para este ano letivo 2017/2018 e assumirá as suas responsabilidades, tendo em conta que a abertura oficial do ano letivo foi em setembro de 2017.
Alanan Pereira falava numa conferência de imprensa realizada no MEN sobre o reajuste do calendário escolar 2017/2018 e respondendo às reivindicações do coletivo de alunos das escolas públicas e privadas. Na ocasião, Pereira assegurou que a falta de comparência dos alunos nas salas de aulas não é da responsabilidade do MEN, porque todas as escolas reuniram condições na altura para dar início ao ano letivo.
Esclareceu que a greve foi decretada na primeira semana de novembro, decorrendo de 6 a 24 do mesmo mês. Para Alanan Pereira, os 15 dias de paralisação não podem comprometer um período. “Se anularmos um período e trabalharmos apenas com dois, estes serão períodos longos sem proveito. Não vamos fazer um calendário que prejudique os alunos. Fizemos o reajuste de acordo com as necessidades dos educandos e vamos trabalhar com três períodos porque conseguimos repor esses dias sem nenhum prejuízo”, notou.
A Inspetora Geral de Educação, Arcângela Graça, advertiu que o ministério da educação teve dificuldades em colocar atempadamente os professores devido ao recenseamento dos funcionários públicos feito havia pouco tempo em três ministérios, o das Finanças, o da Função pública e Trabalho e por fim o da Educação. Esse trabalho foi feito porque percebeu-se que o número dos professores era elevado.
“Felizmente, a partir desse trabalho de base, estamos a fazer colocações para completar o número de professores em falta a nível de todas as regiões. Nas escolas onde só agora foram colocados professores pode-se avaliar em 2 períodos em certas disciplinas, de acordo com a especificidade das situações. É um trabalho pontual com o aval do MEN enquanto responsável máximo”, disse.
Graça assegurou que os alunos deveriam reclamar mais dias de aulas. “Apesar disso, demos-lhes razão quando alegaram e deixaram muito claro que estavam a receber as matérias de uma forma muito acelerada, o que isso constitui uma preocupação do ministério”. Realçou por fim que se trata de uma situação que pode ser resolvida, uma vez que já dispõem de pessoal no terreno.
Por: Celeste Djata
OdemocrataGB
Alanan Pereira falava numa conferência de imprensa realizada no MEN sobre o reajuste do calendário escolar 2017/2018 e respondendo às reivindicações do coletivo de alunos das escolas públicas e privadas. Na ocasião, Pereira assegurou que a falta de comparência dos alunos nas salas de aulas não é da responsabilidade do MEN, porque todas as escolas reuniram condições na altura para dar início ao ano letivo.
Esclareceu que a greve foi decretada na primeira semana de novembro, decorrendo de 6 a 24 do mesmo mês. Para Alanan Pereira, os 15 dias de paralisação não podem comprometer um período. “Se anularmos um período e trabalharmos apenas com dois, estes serão períodos longos sem proveito. Não vamos fazer um calendário que prejudique os alunos. Fizemos o reajuste de acordo com as necessidades dos educandos e vamos trabalhar com três períodos porque conseguimos repor esses dias sem nenhum prejuízo”, notou.
A Inspetora Geral de Educação, Arcângela Graça, advertiu que o ministério da educação teve dificuldades em colocar atempadamente os professores devido ao recenseamento dos funcionários públicos feito havia pouco tempo em três ministérios, o das Finanças, o da Função pública e Trabalho e por fim o da Educação. Esse trabalho foi feito porque percebeu-se que o número dos professores era elevado.
“Felizmente, a partir desse trabalho de base, estamos a fazer colocações para completar o número de professores em falta a nível de todas as regiões. Nas escolas onde só agora foram colocados professores pode-se avaliar em 2 períodos em certas disciplinas, de acordo com a especificidade das situações. É um trabalho pontual com o aval do MEN enquanto responsável máximo”, disse.
Graça assegurou que os alunos deveriam reclamar mais dias de aulas. “Apesar disso, demos-lhes razão quando alegaram e deixaram muito claro que estavam a receber as matérias de uma forma muito acelerada, o que isso constitui uma preocupação do ministério”. Realçou por fim que se trata de uma situação que pode ser resolvida, uma vez que já dispõem de pessoal no terreno.
Por: Celeste Djata
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terça-feira, fevereiro 06, 2018
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LISTA DE SANÇÕES - Mais outra Kafumbam!
Fonte: Ditaduraeconsenso.blogspot.sn
Pergunta não ofende:
A CEDEAO divulgou a lista de sansões onde e quando?
Porque em nenhuma plataforma de comunicação da CEDEAO (site e páginas nas redes sociais) não se encontra o referido documento?
Ajudem-me entender, por favor.
Abel Djassi - E se eu vos colocar esta mesma lista, o que vais dizer pra mim?
Desespero!! - PAIGC sempre na linha di frenti di conta mintida ku sé blogueiro Aly-Baba. Tal Lista ku sta na circula na rede social i falso. Nenhum lista cedeao ka tira ate li.
Fonte: Joelson Da Silva Silva
CEDEAO “desmentido” FAKE NEWS
Representação da CEDEAO em Bissau demarca-se da suposta lista que circula nas redes socias esta terça-feira em como a organização teria aplicado sanções a 19 políticos Guineenses.A representação em Bissau disse não ter conhecimento do documento e, estranha o facto que alguma imprensa estar a difundir a informação sem rigor.
De acordo com um responsável de escritório da CEDEAO em Bissau, normalmente as informações ligadas a bloco sub-regional, são divulgadas pelo escritório em Bissau através do responsável ligado a imprensa.
A comissão da CEDEAO em Abuja e a Presidência da Republica de Togo preparam para desmentir a noticia supostamente manipulada pelo PAIGC através de grupo de pessoas entre quais se destaca o conhecido António Óscar Barbosa, próprio líder cessante do Domingos Simões Pereira, Geraldo Martins entre outros.
Assinatura do chefe de estado de Togo Faure Esspzimna Gnassingbe, foi falsificado num documento que nem carimbo da instituição dispõe, para alem de francês mal escrita.
Fonte: http://defuntoscorda.blogspot.sn/
Mais outra Kafumbam!
A terceira lista de sanções, nô pintcha diante k caminho dia na tchiga bardade na sai...
Fonte: Walter Felix da Costa
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terça-feira, fevereiro 06, 2018
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LISTA DE SANÇÕES
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terça-feira, fevereiro 06, 2018
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O ACORDO DE CONACRY E PSEUDO-CONGRESSO DO PAIGC DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA.
Fonte: Ditaduradoprogresso
AQUILO QUE SERIA UM VERDADEIRO CONGRESSO DE RECONCILIAÇÃO INTERNA DO PAIGC, PARTIDO HISTÓRICO, ACABOU POR SER UM FIASCO DE CONGRESSO, QUE SÓ FOI CONSEGUIDO DEPOIS DE PERSEGUIÇÃO E EXCLUSÃO DE MAIS DE 450 CAMARADAS AFETOS AS DIFERENTES ESTRUTURAS DO PAIGC A NIVEL NACIONAL.
O ACORDO DE CONACRY E PSEUDO-CONGRESSO DO PAIGC DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA
TEM ESTADO NA MODA MUITOS FALAREM DO ACORDO DE CONACRY, EM QUE POR VEZES é referido que as sanções serão aplicadas caso o Presidente guineense, José Mário Vaz, não NOMEASSE ATÉ 31 DE JANEIRO um primeiro-ministro de consenso, CONFIGURADO NO ACORDO DE CONACRY.
"A Conferência convida o Presidente José Mário Vaz a proceder à nomeação de um primeiro-ministro de consenso e às partes signatárias a formar um Governo em conformidade com o Acordo de Conacri, o mais tardar até 31 de janeiro de 2018, caso contrário serão aplicadas sanções coletivas e individuais a começar a 01 de fevereiro de 2018 a todas as pessoas ou organizações que obstaculizem o processo de saída da crise na Guiné-Bissau".
VAMOS TODOS LEMBRAR AOS SENHORES DA CEDEAO, AO PRESIDENTE ALFA CONDÉ E AOS SENHORES DO P5, QUE O ACORDO DE CONACRY NÃO FALA SÓ DA NOMEAÇÃO DE UM PRIMEIRO-MINISTRO.
ENTÃO: O PONTO QUE FALA DO RETORNO IMEDIATO E INCONDICIONAL DOS 15 AOS SEUS CARGOS E POSIÇÕES NO PAIGC?
SERÁ QUE ALGUÉM CUMPRIU?
A ALA DE DSP DO PAIGC CUMPRIU OU RESPEITOU ESTE DESIDERATO DE ACORDO DE CONACRY?
SERÁ QUE ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DE UM CONGRESSO, EM MOLDES QUE FORAM O 9º CONGRESSO AJUDOU AO PROCESSO E CUMPRIMENTO DOS ACORDOS DE CONACRY?
OS MAIS DE 450 RESPONSÁVEIS DO PAIGC E DELEGADOS DE ZONAS, REGIÕES, SECTORES E SECÇÕES QUE QUE FORAM PERSEGUIDOS E EXCLUIDOS DA LISTA, EM DETRIMENTO DE ENQUADRAMENTO DA LISTA DOS AMIGOS E COLEGAS DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA. SERÁ JUSTO E LEGITIMO?
MAS, AONDE ESTÃO OS GUARDIÕES DE ACORDO DE CONACRY, FEITO VESGOS PARA NÃO OLHAR PARA A ESSÊNCIA DA PROVIDENCIA CAUTELAR, PRECAVENDO UM DANO MAIOR CONTRA A LIBERDADE, GARANTIAS E DIREITOS DOS MAIS DE 450 MILITANTES, RESPONSÁVEIS E DIRIGENTES EXCLUIDOS PELO BANDO DO DSP?
SERÁ QUE O FALSO MANDATO SAIDO DE UM FALSO CONGRESSO É ALHEIO AOS MERITISSIMOS JUIZES E SEUS RESPONSÁVEIS?
AONDE ESTÃO A ISENÇÃO E IMPARCIALIDADE?
O ACORDO DE CONACRY QUE PRECONIZA O RETORNO IMEDIATO E INCONDICIONAL DOS PERSEGUIDOS E EXPULSOS TEM SIDO APRIMORADO OU TIDO EM DEVIDAS CONSIDERAÇÕES?
O P5 ESTEVE AUSENTE OU NÃO CONSEGUIU LER A SEU TEMPO E NAS ENTRELINHAS QUE O DSP FARIA FUGA EM FRENTE?
Aonde está o homem de DEUS no Domingos Simões Pereira, será que ele conhece o significado da “ORAÇÃO DO PAI NOSSO”?
SERÁ QUE O DSP OUSA PROFERIR : “PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO PERDOAMOS A QUEM NOS TENHA OFENDIDO?
AONDE ESTARÁ A FÉ DO DSP NAS PALAVRAS DE DEUS?
QUE ÓDIO NUTRE CONTRA O BRAIMA CAMARÁ E SEUS CAMARADAS, A PONTO DE DESPREZAR AS PALAVRAS DE DEUS, FECHANDO SEU CORAÇÃO CONTRA SEUS CAMARADAS DO PARTIDO?
ESTE É O MESMO DOMINGOS SIMÕES PEREIRA DE CARITAS?
O PORQUÊ DE DSP ODIAR E PERSEGUIR SEUS CAMARADAS DO PARTIDO, A PONTO DE DESTRUIR A BASE MAIORITÁRIA DO PAIGC NO PARLAMENTO, EXPULSANDO 15 DEPUTADOS, DANDO TIRO NOS PÉS?
DEUS SABE E BEM QUE DSP PERSEGUIU E EXPULSOU SEUS CAMARADAS DO PARTIDO, MOVIDO PELA SUA AMBIÇÃO CEGA AO PODER, POIS QUE PRECISAVA RENOVAR SEU MANDATO PARA NÃO SER PEGO PELA JUSTIÇA.
AONDE ESTÁ O MORAL DO DSP INFLUENCIAR A JUSTIÇA PELA NEGATIVA, INDUZINDO OS JUIZES EM ERRO, DEVIDO A TROCAS DE VALORES OU BENS MATERIAIS?
NÃO SERÁ QUE O DSP SE TRANSFORMOU EM LIDER DIABÓLICO, PELA SANHA DO PODER?
AQUILO QUE SERIA UM VERDADEIRO CONGRESSO DE RECONCILIAÇÃO INTERNA DO PAIGC, PARTIDO LIBERTADOR, ACABOU POR SER UM FIASCO DE CONGRESSO.
A ESTE PROPÓSITO O PORQUÊ DO DOMINGOS SIMÕES PEREIRA NÃO TER SIDO PRESO EM FLAGRANTE DELITO, QUANDO FORÇOU BARRA PARA SE REUNIR O CONGRESSO A REVELIA DAS ORDENS JUDICIAIS QUE DECRETARAM A PROVIDENCIA CAUTELAR?
QUEM FOI QUE DIFICULTOU, OBSTRUIU OU IMPEDIU QUE O LIDER CESSANTE E CADUCO DO PAIGC FOSSE DETIDO NESSA NOITE OU NO DIA SEGUINTE?
HAVERÁ CUMPLICIDADES OU CONLUIO?
AQUILO QUE SERIA UM VERDADEIRO CONGRESSO DE RECONCILIAÇÃO INTERNA DO PAIGC, PARTIDO HISTÓRICO, ACABOU POR SER UM FIASCO DE CONGRESSO, QUE SÓ FOI CONSEGUIDO DEPOIS DE PERSEGUIÇÃO E EXCLUSÃO DE MAIS DE 450 CAMARADAS AFETOS AS DIFERENTES ESTRUTURAS DO PAIGC A NIVEL NACIONAL.
O ACORDO DE CONACRY E PSEUDO-CONGRESSO DO PAIGC DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA
TEM ESTADO NA MODA MUITOS FALAREM DO ACORDO DE CONACRY, EM QUE POR VEZES é referido que as sanções serão aplicadas caso o Presidente guineense, José Mário Vaz, não NOMEASSE ATÉ 31 DE JANEIRO um primeiro-ministro de consenso, CONFIGURADO NO ACORDO DE CONACRY.
"A Conferência convida o Presidente José Mário Vaz a proceder à nomeação de um primeiro-ministro de consenso e às partes signatárias a formar um Governo em conformidade com o Acordo de Conacri, o mais tardar até 31 de janeiro de 2018, caso contrário serão aplicadas sanções coletivas e individuais a começar a 01 de fevereiro de 2018 a todas as pessoas ou organizações que obstaculizem o processo de saída da crise na Guiné-Bissau".
VAMOS TODOS LEMBRAR AOS SENHORES DA CEDEAO, AO PRESIDENTE ALFA CONDÉ E AOS SENHORES DO P5, QUE O ACORDO DE CONACRY NÃO FALA SÓ DA NOMEAÇÃO DE UM PRIMEIRO-MINISTRO.
ENTÃO: O PONTO QUE FALA DO RETORNO IMEDIATO E INCONDICIONAL DOS 15 AOS SEUS CARGOS E POSIÇÕES NO PAIGC?
SERÁ QUE ALGUÉM CUMPRIU?
A ALA DE DSP DO PAIGC CUMPRIU OU RESPEITOU ESTE DESIDERATO DE ACORDO DE CONACRY?
SERÁ QUE ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DE UM CONGRESSO, EM MOLDES QUE FORAM O 9º CONGRESSO AJUDOU AO PROCESSO E CUMPRIMENTO DOS ACORDOS DE CONACRY?
OS MAIS DE 450 RESPONSÁVEIS DO PAIGC E DELEGADOS DE ZONAS, REGIÕES, SECTORES E SECÇÕES QUE QUE FORAM PERSEGUIDOS E EXCLUIDOS DA LISTA, EM DETRIMENTO DE ENQUADRAMENTO DA LISTA DOS AMIGOS E COLEGAS DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA. SERÁ JUSTO E LEGITIMO?
MAS, AONDE ESTÃO OS GUARDIÕES DE ACORDO DE CONACRY, FEITO VESGOS PARA NÃO OLHAR PARA A ESSÊNCIA DA PROVIDENCIA CAUTELAR, PRECAVENDO UM DANO MAIOR CONTRA A LIBERDADE, GARANTIAS E DIREITOS DOS MAIS DE 450 MILITANTES, RESPONSÁVEIS E DIRIGENTES EXCLUIDOS PELO BANDO DO DSP?
SERÁ QUE O FALSO MANDATO SAIDO DE UM FALSO CONGRESSO É ALHEIO AOS MERITISSIMOS JUIZES E SEUS RESPONSÁVEIS?
AONDE ESTÃO A ISENÇÃO E IMPARCIALIDADE?
O ACORDO DE CONACRY QUE PRECONIZA O RETORNO IMEDIATO E INCONDICIONAL DOS PERSEGUIDOS E EXPULSOS TEM SIDO APRIMORADO OU TIDO EM DEVIDAS CONSIDERAÇÕES?
O P5 ESTEVE AUSENTE OU NÃO CONSEGUIU LER A SEU TEMPO E NAS ENTRELINHAS QUE O DSP FARIA FUGA EM FRENTE?
Aonde está o homem de DEUS no Domingos Simões Pereira, será que ele conhece o significado da “ORAÇÃO DO PAI NOSSO”?
SERÁ QUE O DSP OUSA PROFERIR : “PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO PERDOAMOS A QUEM NOS TENHA OFENDIDO?
AONDE ESTARÁ A FÉ DO DSP NAS PALAVRAS DE DEUS?
QUE ÓDIO NUTRE CONTRA O BRAIMA CAMARÁ E SEUS CAMARADAS, A PONTO DE DESPREZAR AS PALAVRAS DE DEUS, FECHANDO SEU CORAÇÃO CONTRA SEUS CAMARADAS DO PARTIDO?
ESTE É O MESMO DOMINGOS SIMÕES PEREIRA DE CARITAS?
O PORQUÊ DE DSP ODIAR E PERSEGUIR SEUS CAMARADAS DO PARTIDO, A PONTO DE DESTRUIR A BASE MAIORITÁRIA DO PAIGC NO PARLAMENTO, EXPULSANDO 15 DEPUTADOS, DANDO TIRO NOS PÉS?
DEUS SABE E BEM QUE DSP PERSEGUIU E EXPULSOU SEUS CAMARADAS DO PARTIDO, MOVIDO PELA SUA AMBIÇÃO CEGA AO PODER, POIS QUE PRECISAVA RENOVAR SEU MANDATO PARA NÃO SER PEGO PELA JUSTIÇA.
AONDE ESTÁ O MORAL DO DSP INFLUENCIAR A JUSTIÇA PELA NEGATIVA, INDUZINDO OS JUIZES EM ERRO, DEVIDO A TROCAS DE VALORES OU BENS MATERIAIS?
NÃO SERÁ QUE O DSP SE TRANSFORMOU EM LIDER DIABÓLICO, PELA SANHA DO PODER?
AQUILO QUE SERIA UM VERDADEIRO CONGRESSO DE RECONCILIAÇÃO INTERNA DO PAIGC, PARTIDO LIBERTADOR, ACABOU POR SER UM FIASCO DE CONGRESSO.
A ESTE PROPÓSITO O PORQUÊ DO DOMINGOS SIMÕES PEREIRA NÃO TER SIDO PRESO EM FLAGRANTE DELITO, QUANDO FORÇOU BARRA PARA SE REUNIR O CONGRESSO A REVELIA DAS ORDENS JUDICIAIS QUE DECRETARAM A PROVIDENCIA CAUTELAR?
QUEM FOI QUE DIFICULTOU, OBSTRUIU OU IMPEDIU QUE O LIDER CESSANTE E CADUCO DO PAIGC FOSSE DETIDO NESSA NOITE OU NO DIA SEGUINTE?
HAVERÁ CUMPLICIDADES OU CONLUIO?
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terça-feira, fevereiro 06, 2018
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TECNOLOGIA - Afinal a radiação emitida pelos telemóveis não faz mal, ou faz?
Novos estudos sugerem que a radiação emitida pelos telemóveis não faz mal à saúde. Mas as conclusões não são definitivas.
A radiação emitida pelos telemóveis faz mal ou afinal a radiação produzida pelos telemóveis não tem qualquer efeito negativo no ser humano: o debate continua. Segundo novos estudos preliminares avançados pelo National Institutes of Health's National Toxicology Program, nos Estados Unidos, os níveis de radiação transmitidos por aqueles aparelhos não prejudicam a saúde dos humanos. O Instituto sujeitou um grupo de ratos a elevados níveis de radiação de telemóveis 2G e 3G, e de acordo com os primeiros resultados não foi estabelecido um padrão que sugira perigo para quem os utilize.
Num dos estudos, alguns ratos machos sujeitos a radiação desenvolveram tumores cancerígenos na zona do coração. Todavia, as fêmeas não, e num outro estudo nenhum dos sexos sofreu qualquer sintoma. Ambos os ratos recém nascidos e as mães perderam peso, mas voltaram rapidamente ao tamanho normal, e os animais que foram expostos acabaram por viver durante mais tempo do que os outros. As duas experiências usaram níveis de radiação “muito mais” elevados, comparativamente à radiação produzida atualmente pelos dispositivos móveis vendidos, afirmou a instituição norte-americana FDA (Food and Drug Administration).
Porém, a FDA acrescentou também que as conclusões dos estudos realizados ainda não podem ser total e corretamente aplicadas aos seres humanos. Já que os ratos são muito mais pequenos em tamanho e visto que os estudos não sujeitaram os animais a radiações de aparelhos 4G.
NAOM
A radiação emitida pelos telemóveis faz mal ou afinal a radiação produzida pelos telemóveis não tem qualquer efeito negativo no ser humano: o debate continua. Segundo novos estudos preliminares avançados pelo National Institutes of Health's National Toxicology Program, nos Estados Unidos, os níveis de radiação transmitidos por aqueles aparelhos não prejudicam a saúde dos humanos. O Instituto sujeitou um grupo de ratos a elevados níveis de radiação de telemóveis 2G e 3G, e de acordo com os primeiros resultados não foi estabelecido um padrão que sugira perigo para quem os utilize.
Num dos estudos, alguns ratos machos sujeitos a radiação desenvolveram tumores cancerígenos na zona do coração. Todavia, as fêmeas não, e num outro estudo nenhum dos sexos sofreu qualquer sintoma. Ambos os ratos recém nascidos e as mães perderam peso, mas voltaram rapidamente ao tamanho normal, e os animais que foram expostos acabaram por viver durante mais tempo do que os outros. As duas experiências usaram níveis de radiação “muito mais” elevados, comparativamente à radiação produzida atualmente pelos dispositivos móveis vendidos, afirmou a instituição norte-americana FDA (Food and Drug Administration).
Porém, a FDA acrescentou também que as conclusões dos estudos realizados ainda não podem ser total e corretamente aplicadas aos seres humanos. Já que os ratos são muito mais pequenos em tamanho e visto que os estudos não sujeitaram os animais a radiações de aparelhos 4G.
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terça-feira, fevereiro 06, 2018
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