quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

SOBRE AS LISTAS DE SANÇÕES DA CEDEAO


Fonte: Umaro Djau II

Circulam duas listas das pessoas sancionadas pela CEDEAO à luz de não-cumprimento do Acordo de Conacri.

Mas, há vários aspectos que não batem certo sobre as autenticidades das listas em circulação.

PRIMEIRO: A Missão da CEDEAO na Guiné-Bissau oficialmente não recebeu nenhuma informação neste sentido, pelo menos até ao final da tarde de hoje, terça-feira.

SEGUNDO: O Representante da Guiné-Bissau na CEDEAO, Henrique Adriano da Silva, também não tem nenhuma informação neste sentido. Aliás, o Embaixador guineense já enviou uma nota para o Presidente da Comissão da CEDEAO, pedindo esclarecimentos sobre a existência ou não das mesmas listas. Até neste momento, Henrique da Silva ainda não recebeu nenhuma resposta.

TERCEIRO: Tanto o Presidente da Comissão da CEDEAO, Marcel Alain De Souza como a Comissária para os Assuntos Políticos da organização encontram-se neste momento em Libéria. A Comissária para os Assuntos Políticos não tem nenhum conhecimento sobre as listas dos sancionados.

QUARTO: O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Togo, Robert Dussey, que está a presidir o Conselho de Ministros da CEDEAO, encontra-se neste momento em Nova Iorque.

CONCLUSÃO: que cada um tire a sua!

Entretanto, um jornalista (nacional ou internacional) tem a função de:
a) Procurar informação (das fontes)
b) Analisar qualquer informação recebida com cuidado (VERIFICAR)
c) Disseminar a mesma informação
d) Em quando em dúvida (sobretudo nesta era de manipulação)… esperar até que as informações sejam oficialmente confirmadas pelas autoridades competentes.

Abraços,

--Umaro Djau II

P.S.: Todos nós sabemos de que a CEDEAO já disse que ia aplicar sanções. Agora teremos que esperar pela publicação oficial da lista ou listas dos sancionados. E quando elas aparecerem, peço aos meus colegas jornalistas que façam o mínimo esforço de as autenticar, em primeiro lugar.

Sem comentários:

Enviar um comentário