© Shutterstock
Notícias ao Minuto 23/12/21
A anemia é uma das consequências mais comuns da carência de ferro no organismo.
Conforme explica um artigo publicado no site Essential Nutrition, o défice de ferro é um dos desequilíbrios nutricionais mais comuns em todo o mundo, e as mulheres estão entre os grupos com maior risco.
O nutriente é fundamental para a produção de hemoglobina, uma proteína que auxilia as células vermelhas do sangue a fornecerem oxigénio ao corpo como um todo. Sendo, que o défice de ferro pode levar ao desenvolvimento de anemia.
Eis, quatro sintomas de carência de ferro aos quais deve estar atento:
1. Sente-se exausta
É o sintoma mais comum de défice deste nutriente e possivelmente também é o mais difícil de identificar.
"As mulheres estão tão acostumadas a ter vidas frenéticas e sensação de cansaço", afirma Nancy Berliner, MD, editora-adjunta da revista Blood da Sociedade Americana de Hematologia.
"Muitas vezes apenas ignoram o cansaço por ser parte da vida", acrescenta.
Contudo, a carência de ferro leva a que chegue menos oxigénio aos tecidos, deixando seu corpo privado de energia. Por outras palavras, se à sua fadiga 'normal' surgem sinais como sensação de fraqueza, irritação ou incapacidade de se concentrar - a falta de ferro no organismo pode ser a razão.
2. Menstruação é intensa
Nas mulheres, a grande causa de défice de ferro são menstruações demasiado intensas, conta Jacques Moritz, MD, diretor de Ginecologia da Mount Sinai St. Luke’s Roosevelt, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
"Perdem muito sangue, substituem cerca de metade, e isto repete-se nos meses seguintes", explica. "É como abastecer um carro com uma pequena retenção no tanque".
O especialista recomenda fazer um teste simples - se tem de mudar o penso ou tampão com mais frequência do que a cada duas horas, converse com o seu ginecologista.
3. Palidez
A hemoglobina confere a cor vermelha ao sangue e, como tal, a cor rosada da pele. Isso significa que níveis reduzidos da proteína podem contribuir para a palidez da tez, refere Moritz.
Mais ainda, se o interior dos lábios, gengivas e o interior das pálpebras inferiores estiverem menos avermelhados do que o habitual, tal pode indicar falta de ferro.
4. Fica com falta de ar facilmente
Se percebe que está a ficar sem ar ao fazer coisas que normalmente faria sem esforço, seja por exemplo subir um lance de escadas ou ao fazer uma caminhada – a carência de ferro pode ser responsável.
Sem comentários:
Enviar um comentário