Por Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau
Governo Legitimo da Guiné-Bissau, confrontado com a onda de desinformação segundo a qual o salário de Fevereiro foi pago com apoio de fundos mobilizados por Umaro Sissoco junto dos países amigos, vem esclarecer o seguinte:
1. Com o fax smile em poder do nosso Governo, os golpistas utilizaram o fundo herdado na conta do Tesouro Público no BCEAO para a recompra dos títulos que iriam vencer nos finais de Março e princípios de Abril para pagar salários.
2. Os golpistas tentaram forjar todo o tipo de cobranças para atingir o montante de cerca de 5 bilhões da massa salarial para pagamento dos ordenados, tendo arrecadado somente 1 bilhão e 500 milhões. Não encontrando saídas, pediram ao BCEAO para ponderar e desbloquear o fundo que estava disponível nas contas do Tesouro para recompra de titulos, na base de duas assinaturas que estavam registadas no fax smile do Governo Legítimo ou seja, as do Director-Geral do Tesouro e Tesoureira-Geral.
3. No fundo, o que aconteceu foi a nossa cooperação com o BCEAO, atraves da qual foi levada em conta a necessidade de desbloqueamento do salário, num momento sensível para que as famílias que estão sob ameaças de ficarem em quarentena devido a pandemia do Covid-19 poderem ter a capacidade de compra de produtos da primeira necessidade.
4. O Governo Legítimo lamenta que a sua boa fé para minimizar o sofrimento dos trabalhadores esteja a ser objeto de aproveitamento político, com inverdades de todo o tamanho.
5. O Governo Legítimo condena, ao mesmo tempo, a desonestidade intelectual e técnica do Ministro do Governo ilegal, quando anunciou ter herdado do Tesouro Público o montante de 38 mil francos CFA. Isso quando no dia do assalto à Presidência da República pelo candidato Umaro Sissoco Embalo, facto que marcou o início de mais um golpe de estado no nosso país, estava disponível só nas Alfândegas cerca de 1 Bilhão e 300 milhões de francos CFA, acrescida as outras receitas nos diversos serviços que geram dinheiro para os cofres do Estado.
Bissau, 20 de Março de 2020
O Governo da Guiné-Bissau
Aristides bu dixado nam! Bu pudi paga salário k ku manda buka fasil ba disna? Só aos k pagado kubu kunsa na fasi teatro? N'gana kim ku dudo, pabia ami buka pudi.
ResponderEliminarCalabus ku faltal kila ku pui Iná papia sacalata
ResponderEliminarGoverno ilegal paga dja dê salário gossi no na pera governo legal tambi pa i paga.
ResponderEliminarBandidos na papia.pa ngana ba kim? So parvos k na credita na bo aristides, Es governo ke sta na brincadeira, pa panha bos todos pa miti na kalabus i findi bos rabus, bo calabadje, abo aristides bu ka consigui leba programa de governo.na ANP pa i discutido i provado, bua passa 60 dias sem leba kul buo programa, automaticamento bu governo cai, bu fica ilegal, bu viola constituiçao, bu governo cai i bu nega sai, sò se GUSE deixal pa bata somna na ki kau ke bu bai sucudi nel, mas pecadur si i riga, i ta cala boca, si ka assim, bu ta tirado la atraves de captura internacional pa bu bin prestada conta. Umaro i general de povo i povo vota nan nel ku força. Gos i pas tchoma todo estes antigos governantes di aristides, pa ê rispondi pa djustissa urgente, padi di tarpassa kê fassi. Fadia, bu kunsi BECEAO diruto, i ka aristides ku si antigo ministro ki na pas ta faltaú rispito, revela todo sê segredos pa mundo otcha sê mintidas ku rombu di cofre di stado kê fassi.
ResponderEliminarPa Deus abençoa guine Bissau ku sê bons fidjus, menus grupo di ba aristides
Este bandido não tem vergonha na cara, é sinal para que todos saibam que o PAIGC e todos os seus coroas di bandidos não estão nem aí para o povo o ladrão do Aristides que durante todo o tempo que passou como primeiro ministro o que lhe importa é roubar tudo que pertence ao povo para si e seus amigos,fechou as escolas durante 2 anos,não pagou salários a já vários meses e vendo o governo do povo fazer o que ele não fez e quer perturbar a opinião pública.
ResponderEliminarLUGAR DI BANDIDO I NA CADEIA.
Neste momento, Umaro S. Embaló e Nuno G. Nabiam devem assumir as suas responsabilidades, porque o gatuno de Aristides Gomes não pode continuar a falar em nome da Guiné-Bissau, sabendo que ele já não é o 1º ministro do país.
ResponderEliminarIsso é simplesmente desautorização dos atuais dirigentes.
Desta vez os criminosos do PAIGC não conseguiram roubar o dinheiro para enviarem o deus deles o DSP. Por isso Aristides ficou maluco. Aristides agora não forma como adorar o seu deus DSP. Ele já está na falência e, falta só para ele iniciar a assaltar onde está neste momento. Coitados! Que pena! Não conseguem viver ser roubar! Que pena!
ResponderEliminarNão há forma
ResponderEliminarAristides Gomes, bu ka ta burgunho.
ResponderEliminarAristides Gomes não tem vergonha na cara nuno nabiam deve tomar as medidas cabíveis para enviar este gajo na prisão se foda cabeção
ResponderEliminar